Na reunião estiveram presentes representantes do MPF, da Agespisa, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Prefeitura de Teresina, do Governo do Estado e da Fundação Rio Parnaíba (Furpa).
No termo de audiência, assinado pelos órgãos participantes, foi acordado que o município de Teresina se compromete a fazer o trabalho de execução de medidas técnicas que permitam abrir canais para induzir, naturalmente ou de forma forçada, o movimento dos aguapés em direção ao rio Parnaíba.
Já a Agespisa ficou responsável por liberar recursos no valor de até R$ 100 mil, no sentido de apoiar o plano executado pelo município. O estado se dispôs a prestar todo o apoio técnico necessário para a definição das ações emergenciais, enquanto ao Ibama competirá realizar vistorias e emitir relatórios mensais até janeiro de 2014 sobre o andamento do plano. Os órgãos também comprometeram-se em apresentar até 30 de agosto de cada ano, o respectivo plano de execução ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal.
O ambientalista e biológo Ribamar Rocha contesta a medida aprovada. Para ele, a solução não é considerada adequada já que apenas mascara a poluição do rio. "Encaminhar os aguapés para o rio Parnaíba talvez até piore a situação e prejudique mais o Poti. Aquelas plantas aparecem justamente por conta da poluição e contribuem na limpeza do afluente", comentou.
Ainda segundo o especialista, é preciso investir no esgotamento da cidade que conta apenas com 17% do tratamento de esgoto, que corresponde a 43.562 mil ligações. "Uma cidade grande como Teresina não pode ter 83% do seu esgoto jogado no rio. Somente no rio Poti identificamos 17 pontos principais de despejos", ressaltou.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br