Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de outubro de 2011

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE ÁGUAS CONTINENTAIS



Águas oceânicas abrangem os oceanos e os mares, enquanto as águas continentais abrangem as situadas nos continentes - rios , lagos,gelerias e as subterrâneas.



Cara Profa. Camila, de Juiz de Fora (MG):


Não se preocupe e não se envergonhe de perguntar, quando tiver duvidas!


No Blog SOSRiosBr, na pagina PESQUISA ESCOLAR SOBRE RECURSOS HÍDRICOS DO BRASIL...,  (2.TIRE SUAS DÚVIDAS: DICIONÁRIOS E GLOSSÁRIOS), você vai sempre encontrar um bom dicionario que poderá tirar suas duvidas sobre recursos hídricos.


O artigo abaixo, do Prof. Eduardo de Freitas, em linguagem bem simples e clara, para vc trabalhar com seus aluninhos, dá as definições sobre águas continentais que solicita, de forma objetiva e sem as dificuldades da linguagem  técnica, que assusta os leigos em hidrologia.


Nós aqui no Blog SOSRiosBr, por sermos também leigos e dirigirmos as informações a um publico bem eclético,  procuramos trabalhar os assuntos sobre hidrologia na linguagem mais simples possível, de tal modo que todos possam entender e levar adiante as informações repassadas. Por essa razão, muitas vezes deixamos de postar colaborações e matérias produzidas nas Universidades, que tratam com um publico especifico da área e que  tem obrigação de conhecer todo o linguajar técnico. 


Estamos disponíveis aqui para ajudar quem precisar saber um pouco mais sobres o assunto. Quando não soubermos, vamos pesquisar e perguntar para nossos amigos especialistas e doutores em hidrologia.


Um grande abraço e sucesso na educação!




Prof. Jarmuth Andrade
Blog SOSRiosBr







Águas Continentais



O riacho é um exemplo de águas continentais.
No planeta Terra existe uma grande quantidade de água, a maioria está nos oceanos, nos continentes o percentual é bem menor, os rios, por exemplo, correspondem a um percentual muito pequeno. 


Os rios sempre foram fundamentais para a sociedade, desde os tempos mais primórdios, o Rio Nilo, por exemplo, garantiu por muito tempo o sustento de milhares de pessoas. 


Rios 


A origem dos rios nada mais é que o afloramento do lençol freático, quando as águas subterrâneas chegam à superfície dando origem as chamadas “minas d´água”, e as águas das “minas”escoam nas irregularidades do relevo, formando os rios. 


Mas isso não é regra geral, alguns rios têm sua origem a partir do degelo, como é o caso do rio Amazonas. 


Os rios podem variar segundo a quantidade ou volume de água, vazão etc. 


Rios perenes: São rios cujas águas não secam, mesmo nos períodos de pouca precipitação (chuva), esses rios são muito importantes em regiões de climas seco, árido e semiárido, principalmente na agricultura. 


Rios temporários ou intermitentes: São rios temporários que secam nos períodos com pouco ou nenhum volume de precipitação. (Muito comuns no Nordeste do Brasil)


Regime Fluvial: corresponde ao volume de água dos rios durante o ano, se o aumento do volume das enchentes e vazantes foi provocado por água da chuva, caracteriza-se regime fluvial. Caso a enchente e vazante sejam decorrentes do degelo em montanhas, é denominado de regime nival. Às vezes podem ocorrer os dois casos em um mesmo rio (ex. rio Amazonas). 


Os rios parecem as “veias” de nosso organismo, umas maiores outras menores, uma suprindo a outra, formando uma interdependência, assim ocorre com os rios. 
Quando um rio deságua em outro recebe o nome de afluentes, o ponto onde um rio deságua é chamado de foz. 


Existem dois tipos de foz, com diferentes características. 


Estuário: É quando a foz do rio abre largamente, e existe um único canal de escoamento. 


Delta: Caracterizado pelo acúmulo de sedimentos na foz do rio, criando vários canais de escoamento. 


Conheça a diferença entre bacia hidrográfica e rede hidrográfica. 


Rede hidrográfica - É o conjunto de rios de uma bacia.
Bacia hidrográfica - É a rede hidrográfica e também a sua área de captação de água. 


A maioria das bacias vai desaguar para fora, no caso, o mar, outras vão para o interior do continente, elas são denominadas de: 


Exorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas dos rios em direção aos oceanos. 


Endorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas para o interior do continente. 


Existem ainda: 


Arreica - Drenagem no qual o relevo não favorece o escoamento, esse ocorre em áreas desérticas. 


Criptorreica - Corresponde ao escoamento subterrâneo, esse ocorre em cavernas.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br