Estação Ciência/USP oferece experiências químicas divertidas para a criançada
Nada das cansativas aulas de química da escola ou fórmulas enfadonhas. A exposição “Química para um mundo melhor” vai além: de espuma gigante a suco de repolho roxo e geleca verde. É com esses divertidos experimentos que estudantes de Química atraem a atenção de milhares de crianças e jovens, em São Paulo.
Um dos objetivos da exposição é despertar o interesse de futuros profissionais da área, em falta no Brasil. “Fórmulas e decorebas não tem nada a ver com os processos maravilhosos da química, que é tão presente na nossa vida”, comenta o professor Guilherme Marson, do Instituto de Química da USP e coordenador do projeto na Estação Ciência/USP. “A química nos possibilita desenvolvimento econômico, novos remédios, roupas e paredes coloridas. Ela dá cor à nossa vida”, acrescenta.
Faça em casa
O suco de repolho roxo é um dos experimentos mais fáceis de fazer em casa. A cor do líquido vai mudar de acordo com a acidez do meio. O resultado vai divertir as crianças (elas deverão estar acompanhadas de um adulto na hora da brincadeira). Veja a receita:
- Bata o repolho roxo com água quente no liquidificador.
- Coe num filtro de café e despeje o caldo em um copo.
- Acrescente uma gotinha de limão. O que acontece, ele muda de cor?
- Coloque uma pastilha de antiácido estomacal.
- Depois acrescente vinagre. O que acontece, ele muda de cor de novo?
Serviço
A Estação Ciência fica aberta ao público de terça-feira a sexta-feira (8h as 18h) e também nos finais de semana e feriados (9h as 18h).
O ingresso custa R$ 4; estudantes pagam R$ 2. A entrada é gratuita no primeiro sábado e no terceiro domingo de cada mês. Professores, menores de seis anos e maiores de 60 anos não pagam.
Escolas e grupos com pelo menos 15 pessoas devem agendar visita pelos telefones. Fonte/Fotos: YAHOO NOTÍCIAS
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Fantástico ! E as crianças jamais se esquecem tamanhas experiencias .
ResponderExcluirLembro me quando criança ao visitar a Feira da França eu tinha 10 anos e com meu Pai fui conhecer as maquinas e equipamentos Franceses , vi muitos experimentos sobre agua e esgotos , imagino agora maiores desenvolvimentos após 40 anos ...
Penso que há muita esperança para o nosso Brasil que hora desponta e assume grandes trabalhos na areá de pesquisas e descobertas .Vamos sim , incentivar nossas crianças . FerAndrade .