Rio Pitimbu – É o principal manancial superficial de abastecimento das zonas Sul, Leste e Oeste de Natal, contribuindo para a manutenção do reservatório natural da lagoa do Jiqui, de onde é retirada cerca de 25% da água utilizada pela população. As agressões ao Pitimbu vêm aumentando nos últimos anos, com o despejo indiscriminado de esgotos e dejetos, assim como de lixo, e com o desmatamento e retirada de materiais de suas margens. Outra potencial ameaça são as obras de construção civil nas proximidades, responsáveis pelo assoreamento do Pitimbu (CARTILHA MINEIRO.PT)
Jorge Rios ALTERNEX - HIDROLOGIA FACET/RJ
Prezado Lucio Flavio
Pelo seu relato a situacao é GRAVE tanto mais que o responsável é o poder publico o qual , para variar, esta a dar UM TIRO NO PÉ, pois é MUITO MAIS BARATO E SALUTAR CONSERVAR OS RECURSOS HIDRICOS do que tratar da agua poluida e da saúde da populacao doente .... mas politico so faz politicagem barata ...
.... Depois se faltar agua ou acontecer uma epidemia na cidade os politiqueiros de plantão vao culpar a população e a poluição e gastar mais dinheiro do que o necessário ... e o povo vai pagar triplicado ....
Na minha OPINIAO a situação é URGENTE E GRAVE, ate porque vc. relata ainda a ocupação da bacia a montante da captação.
Portanto, por se tratar de saúde pública, vcs. deveriam encaminhar uma DENUNCIA ao MPF [ Ministério Público Federal ] em Natal e outra ao MPE [Min. Publ. Estadual ] de preferência com fotos , dados etc... se houver risco de ameacas facam uma denúncia anonima .....
Sds. FLU-viais;
Prof. Jorge Rios = Perito Concursado em Eng. de Rec. Hidricos e Sanitária do MPU www.profrios.kit.net
P.S. - Mantenha-nos informado.
A DENÚNCIA
ABRH-Gestão: Efluentes no rio Pitimbu - Natal: caso de saúde pública
Prezados Colegas da ABRH Gestão,
Acredito que esta lista é um espaço democrático para expor opiniões e
dividir inquietações com outros colegas da área. Nesse sentido, passo a
relatar um fato ocorrido na ultima quinta feira, dia 6 de outubro de 2011.
Naquela tarde me juntei a outros membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Pitimbu, com o objetivo de realizar uma vistoria num local (coordenadas 5°52’51,7”S; 35°15’43,91”W) onde havia sido informada a ocorrência de ações irregulares de contaminação da referido curso d’água.
Vale ressaltar que o rio Pitimbu é a principal fonte de abastecimento
domiciliar da cidade de Natal. Ao longo dos anos, a bacia tem sido alvo de
ocupação sem controle, mesmo em áreas próximas da calha, com a conivência dos órgãos de controle ambiental. Isso tem acarretado em sérios problemas ambientais e tem-se refletido na quantidade e qualidade da água.
Voltando ao ocorrido naquela tarde, constatamos o lançamento de esgoto in natura diretamente na calha do rio, numa vazão estimada de 5,5 L/s. O efluente era proveniente de um Presídio, cuja fossa séptica desde há algum tempo se encontra inadequada para a demanda local.
Não se sabe ao certo, mas se essa situação persistir, todo o sistema será afetado e isso se refletirá na qualidade da água usada para abastecimento.
O ponto de captação da água está situado aproximadamente sete quilômetros a jusante do ponto de lançamento, o que parece tem propiciado certa autodepuração dos efluentes.
No entanto, não se sabe até quando isso poderá ocorrer. Recorro a essa
lista para expor essa situação, uma vez que, no meu entendimento, ela
representa risco para a saúde da população que vive nesta cidade.
Lucio Flavio Ferreira Moreira, Dr.
PPgES/UFRN
Enviado pelo colaborador Prof. Dr. Jorge Paes Rios - Hidrologista CEFET/RJ
=============================
SAIBA MAIS
A degradação do Rio Pitimbu
e suas conseqüências sócio-ambientais
Rio Pitimbu assoreado - Foto Emater RN
O Pitimbu tem grande importância no abastecimento da “Cidade do Sol”, pois 30% da água consumida em Natal é captada diretamente da Lagoa do Jiqui. Além disso, a água proveniente do rio é utilizada para diluir a água retirada do lençol freático, que é responsável por 70% do abastecimento de Natal.
Essa diluição ocorre porque o Sistema Aqüífero encontra-se contaminado por um alto índice de nitrato. Esse nitrato é altamente prejudicial à saúde humana e é impossível de ser
retirado da água. LEIA MAIS
PROBLEMA VEM DE LONGE...
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Olha , até sou solidário aos cidadãos que prejudicados são e também reprovo a atitude de descaso É muito serio e fere nosso raciocínio eu penso que a unica esperança e a conscientização dos escolares e da sociedade no comercio pois os donos de lojas e proprietários de bens tem maior interesse na valorização de seu investimento . Quanto a Políticos , sejam de onde for , Prometam o que quer que seja , é mentira pois a este rosário o fazem bem . Acredito na força da Internet e na capacidade de entendimento dos Internautas . Parabéns aos Blogs envolvidos neste informativo de grande valor aos que abraçam a causa da Restauração da Natureza . Ferandrade .
ResponderExcluirEstão retirando a proteção das margens do rio pitimbu proximo da br 101 com a rua aurino vilar por tras do condominio floral
ResponderExcluir