Walter Toledo, piloto mais jovem a dar a volta ao mundo em um monomotor
Piloto mais jovem a dar a volta ao mundo em um monomotor conclui expedição e bate recorde
Em sua volta de 360º ao redor do planeta, concluída com sucesso no dia 25 de agosto, em Miami (EUA), o piloto levou estampado no avião uma mensagem em defesa do saneamento básico para todos os brasileiros.
São Pedro da Aldeia (RJ), 04.09.2012. Depois de percorrer 11 países, num total de 122 horas de voo, chegou a Campinas (SP) no último sábado, dia 1º. de setembro, o brasileiro Walter Toledo, piloto mais jovem a dar a volta ao mundo em um monomotor. Com 20 anos de idade, ele fez o percurso em apenas 45 dias, menos tempo que o atual recorde, que é de 97 dias.
Em sua volta de 360º ao redor do planeta, concluída com sucesso no dia 25 de agosto, em Miami (EUA), o piloto levou estampado no avião uma mensagem em defesa do saneamento básico para todos os brasileiros. Batizada como “Brasil Voando Alto”, a expedição foi patrocinada pelo Grupo Equipav, que há mais de 50 anos atua no setor de infraestrutura e que detém a holding Aegea Saneamento, que comporta as concessões na área de saneamento nas seguintes localidades: Prolagos, no Rio de Janeiro (Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia), Águas Guariroba (Campo Grande, MS), Águas do Mirante (Piracicaba, SP), entre outras.
De acordo com o Censo de 2010, no Brasil apenas 19 % da população têm seu esgoto tratado, o que significa que aproximadamente 157 milhões de brasileiros não têm acesso a saneamento básico. Quase 20% dos brasileiros ainda não possuem água tratada, sobretudo nas periferias e zona rural. Nas áreas urbanas, este índice de atendimento chega a mais de 90%. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a cada R$ 1,00 investido em saneamento são economizados R$ 4,00 na área de saúde.
Avião utilizado na expedição, que leva a mensagem pela universalização do saneamento básico no país
A expedição foi uma iniciativa de superação, coragem e ousadia, ancorada pelo sentimento de “brasilidade”. Com essa viagem, Walter Toledo pretende motivar os jovens a superarem seus próprios limites e também mostrar ao mundo o potencial do Brasil e do povo brasileiro. Para Toledo completar essa viagem é uma realização do país: “Esse é um recorde mundial que não me pertence. Esse recorde é do Brasil. O piloto não é o Walter, o piloto é brasileiro”, completa.
Outra conquista do brasileiro foi tornar-se o primeiro piloto a atravessar o território russo em um monomotor. Um dos pontos mais difíceis da viagem foi conseguir autorizações para abastecer com gasolina de aviação nos aeroportos russos. A legislação do país não permite a comercialização do combustível utilizado em aviões executivos, por isso foi necessário uma série de articulações com autoridades de Moscou. Contabilizando todas as 36 paradas para abastecimento, foram consumidos 8540 litros de combustível durante toda a viagem. Para que o seu feito seja reconhecido oficialmente pelo Guiness Book, o piloto aguarda os trâmites legais por parte da equipe do livro dos recordes.
O avião – A aeronave utilizada na expedição é um monomotor fabricado pela PIPER, com motor de 350hp bi turbo, não pressurizado, com alcance de 1300 milhas náuticas (2.400km), altitude máxima de voo de 25 mil pés e capacidade para 6 pessoas. Com consumo horário de 72 litros por hora em voo de cruzeiro, o avião foi batizado com o nome de PIPER MALIBU MATRIX.
Parabéns ao piloto Walter Toledo por sua façanha e pela divulgação da mensagem da universalização do saneamento básico!
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br