Nível do rio Negro em Manaus passa da cota de alerta para inundação
21/5/2013
Rio Negro em Manaus (AM)
Às 9h desta terça-feira, 21 de maio, a estação fluviométrica da Agência Nacional de Águas (ANA) no rio Negro, em Manaus, registrou o nível de 28,95m, superando em 1cm a cota de alerta para inundação estabelecida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
A partir deste nível, o mais alto registrado em 2013 até agora, áreas mais baixas da capital amazonense passam a estar sujeitas a inundações. A maior cota já medida num dia 21 de maio aconteceu em 2012: 29,87m.
Segundo estimativa do CPRM, o pico da cheia do rio, que geralmente acontece em junho, pode chegar a até 29,46m. Em 29 de maio de 2012, ano da maior cheia do Negro já registrada desde 1902, quando o monitoramento começou na cidade, o rio chegou a 29,97m.
A estação fluviométrica de Manaus integra a Rede Hidrometeorológica Nacional sob responsabilidade da ANA. Para acompanhar o nível e a vazão do rio Negro na capital amazonense e de outras estações pelo Brasil, acessewww.ana.gov.br/telemetria ou a página da Sala de Situação da ANA.
Por meio de sua Sala de Situação, a ANA acompanha as tendências hidrológicas dos principais rios e reservatórios do Brasil, desenvolvendo ações de prevenção que permitem identificar possíveis ocorrências de eventos críticos – como cheias e secas – e adotar antecipadamente medidas para amenizar os impactos de tais fenômenos.
Em 14 de março, a Agência Nacional de Águas e o Governo do Amazonas lançaram o Centro de Monitoramento Hidrológico do Amazonas (CEMOHAM), resultado de uma parceria entre a ANA e a Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH). A Sala de Situação fica na sede da Secretaria, em Manaus, e acompanha eventos hidrológicos críticos a partir do monitoramento do nível de importantes rios amazonenses, como: Negro, Solimões, Amazonas, Madeira, Juruá, Japurá e Purus.
Monitoramento hidrometeorológico
A Rede Hidrometeorológica Nacional da Agência possui mais de 4,5 mil estações de monitoramento, de diferentes tipos, em todo o País. Por meio de sua Sala de Situação, em Brasília, a ANA acompanha as tendências hidrológicas dos principais rios e reservatórios nacionais e desenvolve ações de prevenção que permitem identificar possíveis eventos críticos e adotar antecipadamente medidas para mitigar seus impactos.
Texto:Ascom/ANA
Foto: Cláudia Dianni / Banco de Imagens ANA
CLIQUE E VEJA LINDAS FOTOS DO RIO NEGRO E SUA PONTE, MANAUS
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br