PF apreende 700 kg de peixe em extinção no Ceagesp
Publicado em maio 22, 2013 por HC
CEAGESP em São Paulo é ponto de referência na venda de pescados (Ceagesp / Divulgação)
A Polícia Federal (PF) apreendeu ontem (21) 38 peixes de comercialização proibida na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a Ceagesp. A apreensão, que totaliza cerca de 700 quilos (kg), foi feita em duas empresas que vendiam peixes da espécie Rhinobatos horkelli, conhecida como cação-viola ou raia-viola. A espécie é encontrada na zona litorânea, em locais com fundo arenoso e está em processo de extinção. Os proprietários das duas lojas foram presos.
De acordo com a PF, os acusados apresentaram notas fiscais, mas os papéis não faziam referência à espécie Rhinobatos horkelli. O material apreendido foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
As empresas, que estão regularizadas, podem receber sanções administrativas e multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, o Ibama. Os dois presos responderão pelos crimes previstos no Artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais e as penas podem chegar a três anos de detenção ou multa.
De acordo com a Ceagesp, a ação da PF ocorreu de surpresa, mas contou com o apoio da companhia. “A fiscalização da Companhia prestou todo o apoio, pois nem sequer teve tempo de identificar antecipadamente a comercialização irregular da mercadoria”, disse em nota.
A Ceagesp informou também que, desde 2010, não há registro de irregularidades no pavilhão de pescados. De acordo com a companhia, o total apreendido representa menos que 0,5% do total de pescado comercializados por dia (cerca de 150 toneladas). O valor comercial da espécie Rhinobatos horkelli é cerca de R$ 3 o quilo.
Edição: Denise Griesinger
Matéria de Bruno Bocchini, Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 22/05/2013
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br