A busca de novos caminhos
O governo federal está empenhado no incentivo a iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Para desenvolver o modelo, estão sendo estudadas medidas adotadas no México, pioneiro no assunto, e em países como os da União Europeia. As experiências internacionais foram apresentadas no Seminário sobre PSA dos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, realizado nesta terça-feira (28), em Brasília.
O PSA é uma transação voluntária em que um determinado serviço é comprado por uma instituição, sob a condição de que o provedor garanta a provisão da atividade em questão. Em geral, os serviços são associados à captação de carbono e à conservação da biodiversidade e de recursos hídricos.
O evento foi organizado pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Planejamento, em parceria com a União Europeia. O objetivo é incentivar o sistema de PSA em território nacional. “Estamos caminhando em direção a um arranjo promissor”, afirmou diretor de Políticas e Combate ao Desmatamento do MMA, Francisco Oliveira. “É preciso pensar novos caminhos para as políticas brasileiras referentes a esse assunto.”
Experiência - Entre as ações para o fomento ao PSA, o MMA enviou, este ano, um grupo de técnicos à Cidade do México e regiões vizinhas para conhecer o sistema utilizado. O país desenvolve um modelo de pagamento por serviços ambientais há 10 anos. “É uma de aprender a fazer os investimentos valerem mais. O objetivo é usar experiências para criarmos um modelo próprio”, explicou a analista ambiental Letícia Guimarães, que integrou a delegação brasileira.
A gerente de PSA do México, Sofia Cortina, afirmou que o trabalho desenvolvido no Brasil também é importante para o processo. “Para nós, é importante analisar o que o Brasil fará para envolver o setor privado no processo”, exemplificou. “Há muita coisa em comum entre os dois países. O debate é sempre rico.” (Fonte: MMA)
SAIBA MAIS:
O assunto PSA não é novidade por aqui...Só o MMA não sabe sobre o mesmo e precisa ir até o México aprender...
Vejam o que já postamos sobre o PSA:
No Espírito Santo foi criado o projeto Produtores de água
O projeto “Conservadores de Águas” acontece em Extrema (MG)
Projeto "Guardiões de Nascentes" no Paraná
O projeto “Conservadores de Águas” acontece em Extrema (MG)
Projeto "Guardiões de Nascentes" no Paraná
Projeto Conservador das Águas vira livro - Extrema (MG)
PROJETO MINA D' ÁGUA E LANÇADO EM SP COM VERBA DE R$ 3,15 Mi PARA PRESERVAR NASCENTES
CÂMARA DOS DEPUTADOS REALIZA DEBATE SOBRE A LEI PSA
RS REALIZA AMANHÃ, DIA 02 DE MARÇO O 1º SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE PAGAMENTO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS
Pagamento por Serviços Ambientais e Conservação da Água, em Extrema - MG
QUANTO VALE UMA FLORESTA EM PÉ?
ANA REALIZA SEMINÁRIO "PRODUTOR DE ÁGUA"
LANÇADO EM GUARATINGUETÁ O "PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA"
LEI DO PSA NÃO É UNANIMIDADE E RECEBE CRÍTICAS
MMA lança, em Brasília,livro sobre Pagamento por Serviços Ambientais
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br