Baixo nível do Rio Paraná
suspende travessia de
balsa em Guaíra
Em três dias, redução passa de um metro, calcula gerência do serviço.
Balsa é usada principalmente por caminhões carregados no Paraguai.
A empresa que administra a travessia de balsa no Rio Paraná entre Salto del Guairá, no Paraguai, e Guaíra, no oeste do Paraná, decidiu suspender o serviço na manhã desta quarta-feira (29). Segundo a gerência, o nível do rio baixou mais de um metro em três dias. O transporte é usado principalmente por caminhões usados para escoar a safra do país vizinho e que tem como destino os portos do Sul do país como o deParanaguá e o de Itajaí, em Santa Catarina.
De acordo com o gerente Adenilson Antônio de Souza, em condições normais a travessia dura cerca de 13 minutos e são feitas até dez por dia. Desde o início de janeiro, quando o serviço foi retomado depois de 17 dias, passou para 23 minutos. “Mas, nos últimos dias tivemos que ampliar o percurso, com isso o tempo aumentou para 45 minutos. Para evitar as filas do outro lado da fronteira tivemos que fazer um esforço e fazer seis viagens por dia. Com o rio baixo não temos como fazer a balsa chegar até o atracadouro. Enquanto o rio não subir, não tem como voltarmos a operar”, comentou.
saiba mais
O monitoramente feito pela Itaipu Binacional indica que desde dezembro de 2013 o nível do reservatório, que se estende deFoz do Iguaçu até Guaíra, tem oscilado entre 218 e 216 metros acima do nível do mar e na manhã desta quarta era de 216,76 metros. A assessoria de imprensa da hidrelétrica informou ainda que apesar da queda, não há riscos à produção de energia elétrica, já que a marca ainda está dentro da margem de segurança para a operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br