Projeto piloto leva 24 fossas sépticas a ribeirinhos de Rodrigues Alves
Sistema não produz odores nem contamina a água, diz pesquisador.
Tecnologia deve trazer qualidade de vida à comunidade.
Ao menos 24 famílias da comunidade Paraná dos Mouras, na zona rural do município de Rodrigues Alves (AC) serão beneficiadas com um projeto piloto para a instalação de fossas sépticas biodigestora. A alternativa de baixo custo foi desenvolvida pela Embrapa Instrumentação de São Carlos (SP) visando o tratamento de esgotos domésticos.
saiba mais
A fossa séptica, segundo a Embrapa, é composta por três caixas d’água de fibra de vidro, interligadas entre si e ao vaso sanitário da residência. Uma mistura de água e esterco bovino é adicionada fornecendo bactérias que estimulam a biodigestão dos dejetos transformando-os em um adubo orgânico utilizado na lavoura.
“Além de proporcionar melhores condições de saúde e ganhos ambientais, a fossa séptica contribui para reduzir custos com a produção agrícola, uma vez que o produtor dispõe de adubo de qualidade a custo zero. Esse sistema não gera odores, impede a contaminação do solo e da água, além de reduzir a incidência de doenças no campo”, ressalta o pesquisador Wilson Tadeu da Embrapa Instrumentação.
A implantação das fossas em Rodrigues Alves veio por meio de uma parceria entre a Embrapa, organização WWF Brasil, SOS Amazônia e HSBC Solidariedade que investiu R$ 150 mil. Na quarta-feira (6) diversos técnicos em extensão rural participaram de uma capacitação sobre saneamento básico rural que será concluído com a parte prática nesta quinta-feira (7) com a instalação da primeira fossa séptica biodigestora.
“O mais importante desse investimento é o aprendizado que esses multiplicadores das organizações aqui representadas vão adquirir. Eles terão capacidade a partir de agora, de inscrever projetos para captar recursos a serem investidos nessa área de saneamento rural”, destacou Ângelo Lima, analista de conservação do WWF Brasil.
A engenheira florestal Joice Alencar Matos, que trabalha na Secretaria de Meio Ambiente de Rodrigues Alves, ressaltou que vem acompanhando a questão de saneamento que praticamente não existe nas comunidades rurais. “Uma tecnologia desse nível é muito inovadora para nossa região pois está trazendo qualidade de vida. O sistema utilizado ainda é rudimentar fazendo com que os dejetos sejam despejados nos rios e igarapés onde os moradores se banham e até retiram água para o consumo. Isso acarreta doenças que com esse sistema podem ser evitadas”, relatou a engenheira, uma das multiplicadoras do projeto em Rodrigues Alves.
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/08/projeto-piloto-leva-24-fossas-septicas-ribeirinhos-de-rodrigues-alves.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br