RIO MADEIRA TERÁ DRAGAGENS PARA EVITAR ACIDENTES COM EMBARCAÇÕES
Dragagem do rio Madeira será iniciada até 5 de setembro
Logística e exportação
Hidrovia do Rio Madeira é considerada fundamental para desenvolvimento regional, por conta de sua posição estratégica
por Portal BrasilPublicado: 07/08/2014 11:49
Os serviços de remoção dos sedimentos oriundos da cheia histórica do rio Madeira, ocorrida em março, deve ser iniciada em até 30 dias após a emissão da ordem de serviço, assinada nesta quarta-feira (06), em Porto Velho (RO), ou seja, até 5 de setembro. O contrato com a empresa Duotec Dragagem e Comércio LTDA, vencedora da concorrência pública, tem duração de quatro meses e prevê o desassoreamento do calado operacional nos 1.086 quilômetros da hidrovia.
A licitação foi realizada pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar) e a Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental – AHIMOC. A assinatura do contrato ocorreu durante o Roadshow realizado na capital rondoniense para apresentação de resultados do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos projetos básico e executivo para melhoramentos na Hidrovia do Rio Madeira, Mamoré e Guaporé, a cargo do consórcio Leme/Petcon, contratado para elaboração dos estudos.
Monitoramento permanente
A licitação para os serviços de monitoramento, dragagem de manutenção, balizamento e sinalização da hidrovia será realizada até o fim de 2014. O contrato será firmado pelo período de cinco anos.
O Sistema Hidroviário do Rio Madeira – constituído pelos Rios Madeira, Mamoré e Guaporé – é considerado fundamental para o desenvolvimento regional, devido à sua posição estratégica, localizado entre Porto Velho (RO) e a sua foz no Rio Amazonas (AM). O Rio Madeira, afluente da margem direita do Rio Amazonas, é um pilar tanto para o transporte de passageiros como de escoamento para os mercados externos da produção de grãos do Centro-Oeste, sendo uma alternativa eficaz para minimizar a saturação do modelo atual baseado no binômio Rodovia-Portos de Santos e Paranaguá.
Os investimentos garantirão a navegabilidade da hidrovia e permitirão um maior aproveitamento deste recurso natural disponível, trazendo benefícios como eficiência e segurança no transporte de carga e de passageiros, capacidade de concentração de carga e maior controle fiscal. Por outro lado, em face da redução da utilização das rodovias, serão minimizados o consumo de combustível, emissão de poluentes, número de acidentes, custos operacionais e impactos ambientais.
O consórcio Leme/Petcon levou dois anos para conclusão do EVTEA, uma vez que os estudos exigiram um intenso trabalho de campo. O desenvolvimento das ações também incluiu a realização de reuniões participativas, realizadas em sete cidades, a fim de ouvir a população sobre seus interesses, antes de realizar o projeto. A conclusão do trabalho se dá com a promoção do Road Show, apresentado em três etapas. A primeira foi realizada em Brasília (DF) na semana passada e a última ocorre na próxima sexta-feira (09), em Itacoatiara (AM).
Ponte do Rio Madeira
Aproveitando a passagem pela capital de Rondônia, o Secretário de Gestão dos Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, Miguel de Souza, fez uma vistoria, nesta terça-feira (05), nas obras da Ponte do Rio Madeira, prevista para ser inaugurada em setembro pelo ministro Paulo Sérgio Passos. Com 975 metros de extensão por 12 metros de largura, a ponte fará a ligação dos estados de Rondônia e Amazonas pela BR-319, facilitando o escoamento da produção regional.
O Sistema Hidroviário do Rio Madeira – constituído pelos Rios Madeira, Mamoré e Guaporé – é considerado fundamental para o desenvolvimento regional, devido à sua posição estratégica, localizado entre Porto Velho (RO) e a sua foz no Rio Amazonas (AM). O Rio Madeira, afluente da margem direita do Rio Amazonas, é um pilar tanto para o transporte de passageiros como de escoamento para os mercados externos da produção de grãos do Centro-Oeste, sendo uma alternativa eficaz para minimizar a saturação do modelo atual baseado no binômio Rodovia-Portos de Santos e Paranaguá.
Os investimentos garantirão a navegabilidade da hidrovia e permitirão um maior aproveitamento deste recurso natural disponível, trazendo benefícios como eficiência e segurança no transporte de carga e de passageiros, capacidade de concentração de carga e maior controle fiscal. Por outro lado, em face da redução da utilização das rodovias, serão minimizados o consumo de combustível, emissão de poluentes, número de acidentes, custos operacionais e impactos ambientais.
O consórcio Leme/Petcon levou dois anos para conclusão do EVTEA, uma vez que os estudos exigiram um intenso trabalho de campo. O desenvolvimento das ações também incluiu a realização de reuniões participativas, realizadas em sete cidades, a fim de ouvir a população sobre seus interesses, antes de realizar o projeto. A conclusão do trabalho se dá com a promoção do Road Show, apresentado em três etapas. A primeira foi realizada em Brasília (DF) na semana passada e a última ocorre na próxima sexta-feira (09), em Itacoatiara (AM).
Ponte do Rio Madeira
Aproveitando a passagem pela capital de Rondônia, o Secretário de Gestão dos Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, Miguel de Souza, fez uma vistoria, nesta terça-feira (05), nas obras da Ponte do Rio Madeira, prevista para ser inaugurada em setembro pelo ministro Paulo Sérgio Passos. Com 975 metros de extensão por 12 metros de largura, a ponte fará a ligação dos estados de Rondônia e Amazonas pela BR-319, facilitando o escoamento da produção regional.
Hidrovia do Rio Madeira
A Hidrovia do Rio Madeira é uma via de escoamento para os mercados consumidores do exterior da produção de soja do Centro-Oeste, bem como da própria região amazônia. Constitui-se praticamente como a única via de transporte para a população que vive nas cidades às suas margens, excluindo a cidade de Humaitá (AM) e Porto Velho (RO), que contam com acesso rodoviário.
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