No meio da tarde desta segunda-feira, 13.10.2014, mais uma vez ocorre um incêndio no Parque das Águas, destruindo a vegetação, matando e espantando animais e enchendo de temor os vizinhos que moram nos prédios próximos.
Os moradores alarmados, ligaram diversas vezes para o Corpo de Bombeiro, e cerca de uma hora e meia depois chegaram duas viaturas.
Era possível avistar, dos condomínios, os guardas do Parque passando pelo lugar do fogo (provavelmente preocupados) e sem poder fazer nada.
Os moradores dos condomínios em volta resolveram então combater o fogo como podiam, pois senão dali a pouco não teríamos mais essa bela biodiversidade a nossa volta.
“São os animais que mais sofrem com esses incêndios. Muitos não conseguem sair a tempo. Triste, muito triste!!”
“Os pássaros adultos ainda voam, mas os ninhos e filhotes são atingidos.”
“Muitos animais acabam morrendo também devido à fumaça! Ficam perdidos, sem saber para onde ir… sem direção. É tudo muito triste mesmo!”
“Ainda bem que o córrego não permitiu que o fogo avançasse para o outro lado da mata.”
Disse uma moradora:
“Sou do condomínio Água Doce e entramos em desespero pois o fogo estava se dirigindo ao nosso condomínio. Ligamos para o corpo de bombeiros para ajudar os moradores a apagar o fogo e nada foi feito. Eles apagaram o incêndio somente de dentro do parque e próximo ao nosso condomínio tivemos que chamar nossos brigadistas que estavam aqui no momento e utilizar dos nossos equipamentos de combate a incêndio.”
E outros vizinhos e frequentadores do Parque:
“Só vi a parte do interior do parque. O atendimento deveria ser feito aí também, afinal, vidas humanas são valiosas, não é? Puxa, o fogo chegou bem perto de vocês!”
“Parabéns aos Bombeiros que enfrentaram o fogo com bravura e coragem! O dia estava quente demais, imagino no foco de incêndio!”
“Realmente foi muito quente, ainda bem que os bombeiros lutaram para conter o fogo no Parque. E os moradores do condomínio também, lutaram e imagino o desespero de vocês!! Que triste!!”
“Manutenção, vigilância, retirada das roçadas, ou seja, do mato seco, tudo isso é necessário realizar para que não acabe de vez com o que ainda resta lá…”
Disse Murilo Antonio Soares: “Desde 2007 sempre realizei durante o mês de maio roçadas para prevenir os incêndios e principalmente manter os aceiros limpos (barreiras que evitam que o incêndio se propague).
Eu fico indignado que a atual administração da Prefeitura (DPJ) que possui um orçamento anual milionário para manter as áreas verdes do município não tenha feito essa roçada e retirada do capim seco.
Não falaram que cuidariam do parque melhor que a OSCIP?
Esperem as chuvas chegarem e mato começar a crescer.
Se tem flores no local é porque em fevereiro os funcionários fizeram a adubação de verão onde investimos mais de 4.000 reais em adubos para nutrir as plantas ornamentais. O solo ainda tem reservas de adubo, quero ver a hora que esgotar.
Nunca comprei ou fiz nada sem documentar. Tenho tudo arquivado.
Segue o ofício do ano passado onde alertei sobre os incêndios.”
José Hamilton Aguirre – Professor na Faculdade Cantareira e Especialista em Meio Ambiente na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – PMSP, dá seu parecer:
“Seriedade, comprometimento e responsabilidade profissional garantem a efetivação do sucesso da preservação e manutenção de áreas públicas!!!
Parabéns Murilo Antonio Soares!!! O incêndio mostra que não é a quantidade de dinheiro astronômica que se desperdiça e sim a competência e conhecimento técnico que fazem a diferença…
Infelizmente, em muitas cidades, como é o caso de Campinas, vemos a incompetência e a falta de conhecimento imperarem. Pessoas despreparadas tecnicamente, até mesmo pela carência de formação na área são colocadas politicamente em cargos que nunca deveriam acessar. Elas destroem, prejudicam, maltratam e desqualificam a qualidade de serviços que antes eram bem desenvolvidos por bons técnicos.
Esse é o caso do manejo de áreas públicas em Campinas, como vemos com o Parque das Águas, que tiraram o Murilo Antonio Soares… esse é o caso da arborização urbana em geral de Campinas, em derrocada, sendo destruída, pedindo socorro, por incapacidade de gerenciamento. Pela desqualificação de seus mantenedores… um absurdo…”
_____________
Imagens: fotos, informações e documentos tirados e enviados pelos Amigos do Parque das Águas, entre eles: Erika Luís, Enio Prado, Nadja Prado, Marli Franceschett, Elisia Asr, José Hamilton Aguirre e Murilo Antonio Soares em outubro 2014.
Edição : Clarice Villac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br