O professor de Engenharia Naval da Universidade de São Paulo (USP), Rui Botter, o engenheiro Geert Jan Prange[foto] e o especialista Newton Pereira estão preocupados com a água de lastro utilizada nos navios que saem do Japão. Para eles, a comunidade marítima internacional deveria criar uma zona de exclusão para a coleta dessa água até que seja controlado o despejo de material radioativo no mar nipônico.
* Sobre o lastro de navios:
Portopédia http://www.portogente.com.br/portopedia/Lastro_de_navios/
* Norma da Autoridade Marítima para o Gerenciamento da Água de Lastro de Navios:
http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=7213
Eles chamam atenção para o problema, que começou em 11 de março último, quando a Usina Nuclear de Fukushima foi atingida por um terremoto seguido de um tsunami. Na época, houve divisão de material atômico nos núcleos dos reatores danificados e o surgimento do iodo radioativo. Este, por sua vez, foi despejado no mar entre as manobras de resfriamento da usina. O problema é que muitos dos navios que saem do Japão precisam coletar água de lastro após a operação de descarga.
Por causa da quantidade de água radioativa lançada ao mar depois do acidente com a usina, há risco de os navios a captarem e a levarem para outros continentes. “Os navios em viagem internacionais devem trocar no meio do oceano a água de lastro coletada nos portos de origem, mas nem todos cumprem esse procedimento e caso a embarcação que saiu do Japão não tenha trocado a água de lastro, pode levar elementos radioativos para localidades como o Porto de Santos”, destaca o artigo.
Fonte: http://www.portogente.com.br/comente/index.php?cod=46351
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