26/9/2011
Ingestão de plástico responde por 60% das mortes de tartarugas, afirma bióloga
Os detritos lançados ao mar representam atualmente uma ameaça maior às tartarugas marinhas do que a pesca predatória ou acidental, segundo afirmou a bióloga Luciana Franco Veríssimo à Folha.com.
“Cerca de 60% das mortes de tartaruga hoje estão relacionadas à ingestão de lixo”, acrescentou a especialista. O plástico, de acordo com ela, é a principal causa da morte por esse fator.
Existem sete espécies de tartarugas marinhas no mundo (cinco delas vivem na costa brasileira) e todas estão ameaçadas de extinção.
O período de desova ocorre entre setembro e março, sendo o ponto máximo no mês de dezembro.
No Brasil, o principal projeto de preservação das tartarugas marinhas é o Tamar, que já atua há três décadas e tem sua espinha dorsal na Praia do Forte, região do litoral norte baiano.
Segundo apurou a repórter Marina Lang, o projeto mantém 23 bases no Brasil para preservar as espécies de tartarugas cabeçuda, de pente, oliva, de couro (que é a mais ameaçada) e verde. São cerca de 20 mil desovas com 900 mil filhotes liberados ao mar.
Entre 2010 e 2011, foram cerca de 18,2 mil ninhos registrados e protegidos, com aproximadamente 1,2 milhão de filhotes chegando ao mar em segurança (um aumento de 20% em relação à temporada reprodutiva anterior).
* Publicado originalmente no site EcoD. - AGÊNCIA ENVOLVERDE
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br