NOSSA CAMPANHA PERMANENTE
Desde 2008, mantemos no Blog a Campanha " Diga Não às Enchentes" e a cada ano, iniciamos mais cedo nossas divulgações e apelos às Coordenações da Defesa Civil, Governos e principalmente às ONGs, Grupos Religiosos e entidades comunitárias, para que façam investimentos preventivos e organizem mutirões de limpeza, desassoreamentos, remoções de famílias em risco e orientações em geral sobre o período das chuvas de verão.
Em 2011, iniciando em setembro, começamos a postar artigos e enviar material sobre o assunto, alertando que já estava na hora de tomar
"ATITUDES PRÓ-ATIVAS" para prevenir tragédias, prejuízos e mortes no período das chuvas, que estavam para se iniciar.
Foi enviado um convite-apelo aos líderes de várias dezenas de denominações religiosas no Brasil para que ajudassem na Campanha, fizessem apelos à defesa civil e aos administradores de suas comunidades, também reproduzissem Cartilhas de Proteção Civil (produzidas por nós e nossos parceiros) e fizessem distribuição e orientações especiais aos moradores sob risco em áreas alagáveis e com risco de desmoronamentos.
Lamentamos que apenas a Pastoral da Ecologia da CNBB do Sul, a Igreja O Brasil Para Cristo e a Igreja Metodista Livre responderam ao nosso apelo e DISTRIBUIRAM AS CARTILHAS. Vários sites e blogs parceiros também reproduziram nossas cartilhas. Não perdemos tempo com a grande mídia (jornais, rádios, canais de TV), pois a eles só interessam as tragédias e notícias de calamidades. Prevenção e orientação "é coisa de ecochatos", como eles dizem, referindo-se aos ambientalistas.
Sabemos que, da parte dos governos (federal, estaduais e municipais), muito pouco ou quase nada foi feito preventivamente, para evitar as tragédias neste período das chuvas, como aconteceu também, nos anos anteriores.
Pelo que estamos vendo nos noticiários, até as verbas empregadas em 2011, para prevenções, foram bem menores que nos anos anteriores, para não falar das verbas que desapareceram e ninguém viu.
Não vamos esmorecer...continuaremos com nossa Campanha Permanente "Diga Não às Enchentes" e esperamos que as comunidades, as entidades da sociedade civil organizada, os Comitês de Bacias Hidrográficas e as Promotorias Públicas de cada bacia hidrográfica, se mobilizem com mais interesse para exigir que as autoridades, na época correta, tomem providências necessárias, para prevenir que tragédias, prejuízos, acidentes, desabrigados e mortos, sejam destaques nos noticiários da mídia, como ocorre nesta semana!
NÃO PERMITA QUE AS TRAGÉDIAS
SE REPITAM EM SUA CIDADE!
ÚLTIMAS MANCHETES:
Enchentes atingem 21 municípios do estado do Rio
MG tem 53 cidades em situação de emergência por causa das chuvas
Em Ouro Preto, um barranco desabou e atingiu um ponto de táxi. Dois motoristas que dormiam dentro dos carros foram soterrados. Por causa das inundações, muita gente teve que sair de casa. Veja
AINDA HÁ TEMPO DE DISTRIBUIR CARTILHAS DE PROTEÇÃO CIVIL PARA COMUNIDADES EM RISCO CLIQUE, REPRODUZA E FAÇA A DISTRIBUIÇÃO ...
E PODERÁ SALVAR VIDAS!
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Que vergonha, hein professor?
ResponderExcluirNinguém vê nada, ninguém prevê nada, ninguém faz nada para evitar as enchentes, os alagamentos, os desmoronamentos dos barracos pendurados nos morros, os bueiros entupidos, as galerias e ribeirões cheios de lixo e assoreados...
E os espertinhos de Pernambuco ainda mandam 90% da verba para o Estado deles, certamente para "outras obras"...
Pobre Brasil...quando terá gente séria e competente para governá-lo?
A população também é muito culpada.
ResponderExcluiré uma sujerada por todo lado, todo mundo joga lixo nos rios, nas ruas, nos terrenos vazios e entopem todos as boca de lobo.
Precisa educar mais esse povo...em São Paulo as calçadas ficam lotadas de sacos de lixo...quando chove a ãgua leva tudo...um absurdo.
Gente muito porca e prefeitos muito piores e sem compentencia.