Estiagem prejudica pescadores
Baixo nível do rio Uruguai e de seus afluentes praticamente inviabiliza a atividade dos profissionais da Colônia Z-22, de Iraí
|
Durante seis dias de trabalho depois da piracema, Luiz Carlos Amaro não conseguiu capturar sequer um peixe
Crédito: ANDRÉ PIOVESAN / ESPECIAL / CP |
Obaixo nível do rio Uruguai e o acúmulo de resíduos causado pela falta de chuva afetam a atividade dos profissionais integrantes da Colônia de Pescadores Z-22, de Iraí. O presidente da Colônia, Luiz Carlos Amaro, relata que, em seis dias de trabalho depois de encerrado o período de defeso em razão da piracema, suas redes não conseguiram capturar sequer um peixe. Há quase três meses não chove consideravelmente na região do Médio Alto Uruguai. A pesca também está praticamente inviável nos afluentes do rio Uruguai, como o Várzea e o Mel, em Iraí.
Em alguns pontos do maior rio do Norte do Estado, pode-se percorrer vários metros do leito com a água alcançando apenas o tornozelo. Em outros, mais profundos, chega a molhar o joelho. "Estamos preocupados com a nossa subsistência, com a qualidade do rio e com a vida das espécies", afirma Amaro. Segundo o pescador, poucos profissionais estão conseguindo trabalhar. O presidente da Z-22 aponta como uma das alternativas para amenizar a situação e proteger os peixes é a retomada do defeso.
Em Uruguaiana, na região Fronteira-Oeste, a presidente da Colônia de Pescadores Z-9, Kerlen Ramos Fernandes, é contra a retomada do defeso. Segundo ela, os 280 profissionais associados à entidade não têm outra fonte de renda e o resultado da pesca tem sido satisfatório sem pôr em risco o meio ambiente e a preservação da fauna do manancial.
Já o presidente da Associação dos Pescadores de Uruguaiana, Antônio da Silva, defende a suspensão da pesca, por prazo a ser estudado entre órgãos ambientalistas e profissionais, até que o nível das águas se estabilize e o processo de reprodução, atrasado em razão das condições climáticas, se complete. Conforme a Delegacia Fluvial, o nível do rio Uruguai estava nessa quarta-feira em 1,72 metro. A média para o período seria de 3,5 metros. |
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br