Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de junho de 2012

INSTITUTO EDUCA MATA ATLÂNTICA RECEBEU MAIS DE 700 DENÚNCIAS DE ACIDENTES AMBIENTAIS NO SUL FLUMINENSE

Frágil equilíbrio: Vazamentos no Rio Paraíba do Sul podem resultar em graves danos ambientais
O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi criado há 40 anos, mas muita coisa ainda precisa ser feita para melhorar a situação do planeta. E este parece ser o caso do Sul Fluminense: segundo relatório do Instituto Educa Mata Atlântica, o número de denúncias de acidentes ambientais ainda é grande na região.

De acordo com a ambientalista e auditora ambiental do instituto, Rita Souza, apesar de não possuírem informações de quantas indústrias da região foram notificados desde 2011, muitas denúncias chegam até o instituto.

- Tenho apenas informações das denúncias que chegam até nós, e o Educa recebeu 705 denúncias contra empresas e particulares desde o ano passado, que são encaminhadas para os órgãos competentes. Não sabemos quantas delas foram apuradas, em alguns casos sabemos do desfecho apenas pela mídia - disse ela.

A ambientalista informa que cerca de 20% das denúncias são contra prefeituras, empresas de construção civil e particulares por supressão de vegetação, assoreamento de corpos hídricos e construções irregulares em área de preservação permanente. O instituto também recebeu muitas denúncias contra obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em vários municípios. Outras denúncias são por extração ilegal de areia e palmito, além da captura e manutenção de animais silvestres em cativeiro.

Ela também ressalta que a responsabilidade por alguns danos ambientais ficam longe das indústrias.
- Nossa cultura é tendenciosa para culpar a poluição industrial por todos os danos ambientais, mas asseguro que o lançamento de esgoto in natura nos rios deveria ser um crime ambiental muito mais grave, que é cometido pelas Prefeituras diariamente - criticou.

A ambientalista Rita explica que 70% dos casos de denúncias contra empresas são por despejo de dejetos em locais impróprios, que contaminam o solo, ou lançamento de efluentes industriais no Rio Paraíba do Sul, acidentalmente ou não.
Na operação Águas Limpas, em abril deste ano, quatro grandes empresas da região foram autuadas e alguns envolvidos presos. Juntas, estas empresas lançavam 500 mil toneladas de rejeitos no meio ambiente.

Em alguns casos isolados - como o da Lagoa da Turfeira, em Resende -, o dano ambiental não foi provocado por despejo de efluentes, e sim por aterramento de corpo hídrico, situação comum na região.

A ambientalista ressalta que acidentes como o da Servatis, em Resende, são minimizados, apesar de afetar consideravelmente a biodiversidade do Rio Paraíba do Sul. Ela explica que o lançamento de qualquer efluente industrial nos corpos hídricos compromete a qualidade da água - o que se torna um crime contra a população. A quantidade de seres vivos afetados ou mortos é muito maior do que as multas aplicadas, de acordo com Rita.
- Toda a cadeia alimentar pode ser contaminada, e o homem ser afetado também - alerta.

Em Volta Redonda, nenhuma notificação em 2012
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda, a cidade não registrou nenhum acidente ambiental este ano. Um dos motivos - segundo o chefe de fiscalização da pasta, Maurício lima - seria o monitoramento constante realizado pela secretaria, e também porque os empresários estariam investindo mais quanto à prevenção e controle para evitar danos ao meio ambiente.
Segundo Maurício, a fiscalização do município atua sobre as empresas de médio e pequeno porte, enquanto que as de grande porte estão a cargo do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

Além das multas, outra punição que a empresa pode sofrer após ser notificada é a interdição de suas atividades.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,58363,Instituto-de-defesa-do-meio-ambiente--recebeu-mais-de-700-denuncias-desde-2011.html#ixzz1xXHnUaZs



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br