Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira (PE)
Seca pode comprometer fornecimento de água no Sertão do Pajeú
O alerta, feito por organizações não governamentais que defendem a convivência com o Semiárido, será tema de audiência pública realizada neste dia 21, às 9h, na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira.
Por: Adriana Amâncio
Assessora de Comunicação da Diaconia
Além da falta de alimento e dos prejuízos econômicos causados à população rural, a seca oferece risco de colapso no abastecimento de água nas áreas urbanas da microrregião do Sertão do Pajeú. Este alerta motivou organizações não governamentais que atuam na região a realizar uma audiência pública para discutir o gerenciamento, a distribuição e o uso racional de água para evitar o colapso.
Estarão presentes no evento, moradores das comunidades, representantes da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) e Aldo Santos, Gerente do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Prorural). Durante o evento, a população tomará conhecimento dos níveis atuais de armazenamento dos reservatórios que abastecem a região e das iniciativas a serem adotadas visando à economia de água.
De acordo com dados da Apac, o Açude de Brotas, que abastece o município de Afogados da Ingazeira, está com 51% da capacidade de armazenamento. A situação já é de alerta uma vez que o período de chuvas na região se encerra neste mês e a precipitação pluviométrica não atingiu sequer a metade do esperado para todo o período de chuvas no Semiárido.
De acordo com dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Afogados da Ingazeira choveu 380 mm de janeiro ao início de junho, enquanto a média de chuvas para o Semiárido é de 800 mm para todo o inverno. Caso não ocorra nenhuma surpresa por parte da natureza, as chuvas chegarão ao fim, e a população terá de sobreviver com a capacidade atual de armazenamento de água dos açudes até 2013.
Em São José do Egito, terceiro maior município da microrregião, o fornecimento de água está sendo garantido por meio de carros-pipa. De acordo com Adilson Viana, assessor político-pedagógico da Diaconia, a situação poderia ter sido amenizada caso a população tivesse sido alertada em tempo hábil. “Deveria ter sido feito um trabalho educativo junto à população para que se economizasse água, uma vez que os açudes já estavam com apenas 20% da sua capacidade de armazenamento”, esclarece Viana. Atualmente o Açude São José II está com apenas 16% de sua capacidade de armazenamento, segundo dados da Agência Estadual de Água e Clima (Apac).
Serviço:
O quê? Audiência Pública sobre Gerenciamento e Distribuição da Água
Quando? Quinta-feira, 21 de junho, às 9h
Onde? Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira situada à Rua Dr. Roberto Nogueira Lima, 176.
Informações:
Adilson Viana (Assessor Político - Pedagógico da Diaconia)
87 9635 3683
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br