Praias cariocas ameaçadas pela poluição das lagoas de Jacarepaguá
Em sobrevoo feito nessa segunda-feira, repórteres do GLOBO registraram uma grande mancha verde escorrendo pelo Canal da Joatinga e que revela que a poluição continua a ameaçar as praias da Barra. Segundo a matéia, as características e a coloração da água levantam a recorrente preocupação de uma eventual contaminação da região por algas potencialmente tóxicas, como a Microcystis aeruginosa.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) analisou as fotografias feitas pelo jornal e informou que vai analisar amostras de água para saber se a mancha é causada por alguma substância que ofereça riscos para os banhistas. Para o biólogo Mário Moscatelli, que acompanhou a equipe do GLOBO, há um risco concreto de a mancha ser provocada pelas Microcystis, que se reproduzem nas Lagoas de Jacarepaguá há mais de 15 anos.
O Inea alega que o fenômeno foi causado pela mudança da maré, que provoca o deslocamento das algas da lagoa até o mar. Essas algas, segundo a instituição, são comuns na lagoa e, sem a coleta de amostras, não é possível precisar qual a espécie delas. A gerente de Qualidade da Água do Inea, Fátima Soares, garantiu que as praias e as lagoas da Barra são regularmente monitoradas. Apesar disso, ela afirmou que, se não houver análises recentes do trecho, novas amostras serão coletadas ainda hoje.
A Praia do Pepê, há alguns anos, já chegou a ser considerada imprópria devido à presença de algas tóxicas, que podem contaminar o pescado e causar câncer. Moscatelli criticou a postura do Inea.
- A atitude correta seria a prevenção. Se você sabe que há uma bactéria dispersa por todas as lagoas, que se reproduz com esgoto e calor, deve adotar ações preventivas. Não se pode brincar com a saúde das pessoas. Uma coisa é o banhista ter uma diarreia ou micose, outra é ter contato com uma substância que pode causar câncer de fígado - afirmou o biólogo, acrescentando que, no primeiro sobrevoo, às 10h, avistou a mancha entre o Quebra-mar e o posto de Grupamento Marítimo dos Bombeiros e, no segundo, por volta de meio-dia, já chegava à Praia do Pepê.
O trecho entre o Quebra-mar e a Praia do Pepê é normalmente considerado impróprio para o banho pelo próprio Inea, depois de uma análise dos níveis de coliformes fecais que chegam com as águas da lagoa ao mar.
Fonte: O Globo
Praias e lagoas do Rio estão ameaçadas pela poluição das
águas
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br