HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO TERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA
A Comissão de Infra-estrutura, Desenvolvimento e Turismo da Assembléia Legislativa da Bahia, aprovou hoje, 11/06, a realização de uma audiência pública, marcada para o dia 20 de Agosto 2013, para discutir o projeto da Hidrovia do Rio São Francisco.
Proposta, inicialmente feita pelo ex-candidato a Deputado Federal, Eniédson Ferreira(PRP), que previa a criação de uma frente parlamentar ou uma Comissão Especial para acompanhar as obras da Hidrovia, após ser colocado em pauta pelo presidente a Comissão, deputado, Herbert Barbosa(DEM), foi rejeitada pelo deputado, Paulo Rangel(PT), alegando falta de amparo no regimento da casa, então a deputada, Maria Del Carmen(PT), propôs a realização de uma audiência pública para discutir o assunto que foi provada por unanimidade.
Ficou definido, que na próxima reunião da comissão, será discutido o convite as autoridades, nesta lista deverão consta, o nome dos Ministros dos Transportes, da Integração Nacional, do Turismo e representante do Exercito Americano.
A Hidrovia do Rio São Francisco, prevê a implantação do complexo multimodal, com 04 modais: Hidroviário, Ferroviário, Rodoviário e Aeroviário, com um porto móvel flutuante, em Bom Jesus da Lapa, vez que a Ferrovia Oeste Leste(FIOL), vai cruzar a Hidrovia do Rio São Francisco, neste município e esta em curso o projeto da navegabilidade do Rio São Francisco que esta sendo elaborado em parceria da CODEVAS, com o Exército Americano, o(Usace), é responsável pela navegação dos rios Mississipi e Ohio e também por parte do controle do transporte marítimo interno nos EUA.
A criação da frente parlamentar seria de vital importância para destravar o projeto que vem sento tocado em passos lentos, com uma série de entraves, atrasando por demais o desenvolvimento de toda a região ribeirinha.
No porto móvel flutuante, o Pier (Cais), deverá ser construído sobre balsas, tonéis ou similar, atracado por dolfins, vez que o leito do Rio São Francisco, não é regular, sofrendo variações em tempos de chuvas e estiagem, o que inviabilizaria um porto fixo.
Proposta, inicialmente feita pelo ex-candidato a Deputado Federal, Eniédson Ferreira(PRP), que previa a criação de uma frente parlamentar ou uma Comissão Especial para acompanhar as obras da Hidrovia, após ser colocado em pauta pelo presidente a Comissão, deputado, Herbert Barbosa(DEM), foi rejeitada pelo deputado, Paulo Rangel(PT), alegando falta de amparo no regimento da casa, então a deputada, Maria Del Carmen(PT), propôs a realização de uma audiência pública para discutir o assunto que foi provada por unanimidade.
Ficou definido, que na próxima reunião da comissão, será discutido o convite as autoridades, nesta lista deverão consta, o nome dos Ministros dos Transportes, da Integração Nacional, do Turismo e representante do Exercito Americano.
A Hidrovia do Rio São Francisco, prevê a implantação do complexo multimodal, com 04 modais: Hidroviário, Ferroviário, Rodoviário e Aeroviário, com um porto móvel flutuante, em Bom Jesus da Lapa, vez que a Ferrovia Oeste Leste(FIOL), vai cruzar a Hidrovia do Rio São Francisco, neste município e esta em curso o projeto da navegabilidade do Rio São Francisco que esta sendo elaborado em parceria da CODEVAS, com o Exército Americano, o(Usace), é responsável pela navegação dos rios Mississipi e Ohio e também por parte do controle do transporte marítimo interno nos EUA.
A criação da frente parlamentar seria de vital importância para destravar o projeto que vem sento tocado em passos lentos, com uma série de entraves, atrasando por demais o desenvolvimento de toda a região ribeirinha.
No porto móvel flutuante, o Pier (Cais), deverá ser construído sobre balsas, tonéis ou similar, atracado por dolfins, vez que o leito do Rio São Francisco, não é regular, sofrendo variações em tempos de chuvas e estiagem, o que inviabilizaria um porto fixo.
A Codevasf, aponta que há grande potencial de navegabilidade em uma faixa de 1.371 km, entre Pirapora (MG) até Juazeiro (BA)/Petrolina (PE), que é ainda inexplorado, o transportes de passageiros, romeiros e turistas através da Hidrovia, deverá entrar em pauta também, uma vez que iria incrementar a romaria do Santuário do Bom Jesus, que recebe cerca de 2,0 milhões de visitantes durante o ano. Fonte: http://www.noticiasdosertao.com.br
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br