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15 de junho de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA SOBRE HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO




HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO TERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA

A Comissão de Infra-estrutura, Desenvolvimento e Turismo da Assembléia Legislativa da Bahia, aprovou hoje, 11/06, a realização de uma audiência pública, marcada para o dia 20 de Agosto 2013, para discutir o projeto da Hidrovia do Rio São Francisco.

Proposta, inicialmente feita pelo ex-candidato a Deputado Federal, Eniédson Ferreira(PRP), que previa a criação de uma frente parlamentar ou uma Comissão Especial  para acompanhar as obras da Hidrovia, após ser colocado em pauta pelo presidente a Comissão, deputado, Herbert Barbosa(DEM), foi rejeitada pelo deputado, Paulo Rangel(PT), alegando falta de amparo no regimento da casa, então a deputada, Maria Del Carmen(PT), propôs a realização de uma audiência pública para discutir o assunto que foi provada por unanimidade.

Ficou definido, que na próxima reunião da comissão, será discutido o convite as autoridades, nesta lista deverão consta, o nome dos Ministros dos Transportes, da Integração Nacional, do Turismo e representante do Exercito Americano.

A Hidrovia do Rio São Francisco, prevê a implantação do complexo multimodal, com 04 modais: Hidroviário, Ferroviário, Rodoviário e Aeroviário,   com um porto móvel flutuante, em Bom Jesus da Lapa, vez que a Ferrovia Oeste Leste(FIOL), vai cruzar a Hidrovia do Rio São Francisco, neste município e esta em curso o projeto da navegabilidade do Rio São Francisco que esta sendo elaborado em parceria da CODEVAS, com o Exército Americano, o(Usace), é responsável pela navegação dos rios Mississipi e Ohio e também por parte do controle do transporte marítimo interno nos EUA.

A criação da frente parlamentar seria de vital importância para destravar o projeto que vem sento tocado em passos lentos, com uma série de entraves, atrasando por demais o desenvolvimento de toda a região ribeirinha.

No porto móvel flutuante, o Pier (Cais), deverá ser construído sobre balsas, tonéis ou similar, atracado por dolfins, vez que o leito do Rio São Francisco, não é regular, sofrendo variações em tempos de chuvas e estiagem, o que inviabilizaria um porto fixo.

A Codevasf, aponta que há grande potencial de navegabilidade em uma faixa de 1.371 km, entre Pirapora (MG) até Juazeiro (BA)/Petrolina (PE), que é ainda inexplorado, o  transportes de passageiros, romeiros e turistas através da Hidrovia, deverá entrar em pauta também, uma vez que iria incrementar a romaria do Santuário do Bom Jesus, que recebe cerca de 2,0 milhões de visitantes durante o ano.  Fonte: 
http://www.noticiasdosertao.com.br

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