ANA premia reportagens sobre água com viagem à Coreia do Sul
Até 30 de junho, jornalistas de todo o Brasil poderão inscrever no Prêmio ANA 2014 reportagens relacionadas ao uso sustentável, à gestão e à conservação da água no Brasil. Também podem concorrer materiais jornalísticos sobre eventos hidrológicos críticos, como cheias e secas. Os conteúdos devem ter sido veiculados a partir de 1º de janeiro de 2013 em jornais, revistas, sites, rádios e emissoras de TV. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do hotsite do Prêmio ANA:www.ana.gov.br/premio.
Em sua 5ª edição, a premiação bienal da Agência Nacional de Águas (ANA) busca reconhecer boas práticas relacionadas a água em sete categorias: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; Organismos de Bacia; Organizações não Governamentais (ONG); e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os trabalhos devem contribuir para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País, estimulando o combate à poluição e ao desperdício. As ações também devem apontar caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações.
Neste ano, os sete vencedores da premiação receberão o Troféu Prêmio ANA e uma viagem ao Fórum Mundial da Água de 2015, que acontecerá em Daegu e Gyeongbuk, Coreia do Sul, de 12 a 17 de abril do próximo ano. No evento, os trabalhos serão apresentados para pessoas do mundo todo no estande do Brasil. A solenidade de entrega do Prêmio ANA 2014 está marcada para 3 de dezembro.
Desde 2008, a categoria Imprensa faz parte do Prêmio ANA. O primeiro trabalho a vencê-la foi a Trilogia Mares, Desertos e Chuvas do Sertão; série de três cadernos veiculados pelo jornal O Povo (CE). No Prêmio ANA 2010, o projeto Rios de São Paulo, da TV Globo (SP), venceu a categoria. Na última edição, em 2012, a TV Centro América (MT) ganhou com a série O Caminho da Água.
O Prêmio ANA conta com patrocínio exclusivo da Caixa Econômica Federal e é apoiado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB).
Inscrições
Nesta edição do Prêmio ANA, as inscrições devem ser realizadas pelo hotsite da premiação. Caso os participantes precisem enviar materiais físicos complementares, o envio deverá ser realizado até 30 de junho por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2014 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”, Sala 118, Brasília (DF), CEP: 70610-200.
A data de postagem será considerada como a de entrega e o localizador da remessa deverá ser informado no ato da inscrição, que só será confirmada pela Comissão Organizadora após o recebimento dos materiais complementares enviados fisicamente.
Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
Etapas da premiação
O Prêmio ANA 2014 terá uma Comissão Julgadora composta por membros externos à ANA e com notório saber na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da Agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; impactos social e ambiental; potencial de difusão; adesão social; originalidade; e sustentabilidade financeira (se aplicável). A Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das sete categorias. Os vencedores serão conhecidos em solenidade de premiação marcada para 3 de dezembro de 2014 em local a ser definido.
Cronograma
- Inscrições: até 30 de junho de 2014;
- Avaliação: 4 de agosto a 12 de setembro (1ª fase), 6 a 10 de outubro (2ª fase);
- Comunicação aos finalistas: 27 a 31 de outubro de 2014;
- Premiação: 3 de dezembro de 2014.
Por: Agência Nacional de Águas (ANA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br