Construções irregulares são demolidas em trecho entre Aero Clube e Barreira Cravo |
Publicado em 6/6/2011 |
Volta Redonda
A SPU (Superintendência do Patrimônio da União) realiza amanhã (7), na Câmara de Vereadores de Volta Redonda, uma audiência pública para tratar da situação dos ribeirinhos. A audiência, marcada para às 19h30, está sendo bastante aguardada porque nas outras tentativas de audiência pública nenhum representante da SPU havia comparecido.
Ofício
O comunicado foi enviado pela Superintendente da SPU no Rio de Janeiro, Marina Esteves, na última semana. No documento, ela explica que o encontro debaterá a demarcação dos terrenos marginais no Rio Paraíba do Sul e que lembra que o compromisso de uma audiência para debater o assunto havia sido firmada pela entidade meses atrás.
O ofício ainda acrescenta que a audiência tem o "sentido de esclarecer os objetivos e os trabalhos a serem desenvolvidos, bem como convocar todos os interessados para contribuírem com dados e documentos julgados importantes na definição do traçado da linha demarcatória".
Diálogo
O presidente da Associação dos Ribeirinhos do Sul Fluminense (Arisul), Eduardo Cruz, vê como positiva a possibilidade de um diálogo.
- A iniciativa é boa, partir para o diálogo vai ser a melhor parte. Isso já tinha sido combinado da outra vez - comentou Eduardo, falando ainda sobre a votação do código florestal.
- O Código que foi dado pelo Aldo (Rebelo, deputado federal pelo PcdoB e relator no novo código florestal) não contempla de forma direta a área urbana, mas advogados de Brasília que trabalham com o deputado Zoinho (PR) disseram que a lei não é discriminatória, corresponde às áreas urbanas também - opinou.
Para Eduardo, a metragem estipulada não atende às necessidades da população Sul Fluminense.
- Os 15 metros contemplam algumas pessoas, mas a maioria ela não contempla. Acredito que ainda vai haver algumas mudanças até que o projeto final chegue à Dilma e seja votado - concluiu.
Quanto à audiência de amanhã, o presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Paulo Conrado (PSL) também aprovou a iniciativa de SPU de buscar discutir o assunto.
- Já discutimos algumas vezes, mas agora é importantíssimo porque é iniciativa da própria SPU. Nas outras vezes não tivemos presença deles e dessa vez me procuraram e abri espaço, então acho possível chegar a uma solução - avaliou Conrado.
Tentativas
Desde que a população ribeirinha começou a receber notificações na região, no final de ano passado, os vereadores e autoridades políticas da região se reuniram em busca de soluções para o problema. Três audiências públicas foram realizadas, sendo uma em Barra Mansa e duas em Volta Redonda.
Além disso, outros parlamentares buscaram ajuda a nível estadual, como a deputada estadual Inês Pandeló (PT), e a nível federal, como Zoinho (PR) e Deley de Oliveira (PSC).
No entanto, a ausência de representantes da SPU em todas as tentativas, dificultava a busca pela solução do problema.
Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,41469,SPU-discute-situacao-dos-ribeirinhos-em-Volta-Redonda.html#ixzz1OeTskbJR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br