Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de junho de 2011

SOS MARGENS DO RIO PARAÍBA DO SUL - PM DE VOLTA REDONDA E O PROJETO "MARGEM LIMPA"

Ação PMVR recupera14 mil m2 da margem do Rio Paraíba

Construções irregulares são demolidas em trecho entre Aero Clube e Barreira Cravo

PROJETO MARGEM LIMPA DO RIO PARAÍBA DO SUL (RJ)

UM MODELO A SER SEGUIDO POR OUTRAS COMUNIDADES


Equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos, Meio Ambiente, além da Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Municipal e Batalhão da Polícia Militar Florestal e de Meio Ambiente, realizaram nesta terça-feira (dia 24) uma operação que devolveu à população de Volta Redonda 14 mil metros quadrados de área verde na margem do Rio Paraíba do Sul no trecho entre os bairros Aero Clube e Barreira Cravo. A área era ocupada por construções irregulares – os “puxadinhos” – que abrigavam garagens, galinheiros, chiqueiros, currais, além de entulho, cercas e moirões. A ação faz parte do programa “Margem Limpa do Rio Paraíba do Sul”, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP).


“Na sexta-feira (dia 20) a Defesa Civil e SMMA fizeram sete intimações referentes a dez áreas, para que os ocupantes retirassem todos os objetos e benfeitorias dos locais”, explicou o coordenador da Defesa Civil, major Rodrigo Ibiapina. Segundo ele, apenas uma pessoa, que se identificou como Roberto, não quis receber a intimação levada por um fiscal da SMMA, recusando-se ainda a assiná-la, e não retirou os pertences na área ocupada. Ibiapina disse que o homem afirmou que havia comprado a área, e que o local estaria legalizado.


“Nós explicamos a ele que a área pertence à União e é uma APP (Área de Preservação Permanente), sendo impossível a comercialização. Eles foram enganados, e isso serve também de alerta para que as pessoas não sejam enganadas por incautos, e em qualquer negociação de imóveis e terrenos, que verifiquem a situação dos imóveis no RGI (Registro Geral de Imóveis)”, alertou Ibiapina.


O coordenador da Defesa Civil disse ainda que foram retirados moirões, cercas, alambrados, construções de madeira como galinheiros e currais, muros e construções de alvenaria como garagens. Havia ainda vários veículos estacionados - como carros, caminhões e máquinas – e entulho depositado em vários lugares. Na área havia ainda vários animais, como galinhas, patos, cavalos, porcos, gado bovino, e muito lixo, segundo os agentes que participaram da ação.


Depois da retirada das construções irregulares, ainda como parte do programa “Margem Limpa do Rio Paraíba do Sul”, da SMSP, o local será totalmente limpo e será replantado, com árvores nativas da região, além de receber as placas do projeto, com os telefones para que a população denuncie o despejo irregular de entulho ou lixo, ou solicite o serviço de limpeza nas margens do Rio Paraíba do Sul, no trecho que corta Volta Redonda. Os telefones são: 0800 7021 156 (Centro de Atendimento ao Cidadão-CAC) e 0800 0240 445 (SMSP).


Participaram da operação sete agentes da Defesa Civil, 15 homens do SMSP, quatro agentes da Guarda Municipal, um veterinário da Vigilância Sanitária, um fiscal da SMMA, três policiais do Batalhão de Polícia Florestal. Foram utilizados quatro caminhões da SMSP; um trator esteira (SM-90).


Fonte: PMVR/ACS


LEIA MAIS:


Neto planta muda de árvore às margens do Rio Paraíba :: Notícias ...
O projeto "Margem Limpa do Rio Paraíba do Sul" foi lançado no último dia 13, e prevê uma equipe específica da Secretaria Municipal de Serviços Públicos ...
www.jusbrasil.com.br/.../neto-planta-muda-de-arvore-as-marg...


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br