Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de junho de 2011

TEMPORADA DE PRAIA NO RIO TOCANTINS ESTÁ GARANTIDA


Rio Araguaia - Ana garante a temporada de praias aos turistas no Tocantins
Foto: Rui Faquini/Banco de Imagens ANA
ANA altera operação de reservatórios em TO para garantir temporada de praia
9/6/2011

Por meio da Resolução nº 376, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 8 de junho, a Agência Nacional de Águas (ANA) determinou as condições de operação dos reservatórios de Serra da Mesa, Peixe Angical e Lajeado, no rio Tocantins, durante a temporada de praias. 

Entre 10 de junho e 20 de agosto, a descarga abaixo da hidrelétrica de Serra da Mesa deverá ser mantida constante, com uma vazão mínima de 300m³/s. A medida visa a garantir os usos múltiplos dos reservatórios – no caso, o turismo e a geração de energia – e a segurança dos usuários das praias fluviais de Tocantins, o que inclui a capital Palmas.
 
A partir de agora, até o dia 10 de maio de cada ano, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deverá informar à Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (ADTUR) a vazão a ser praticada pela hidrelétrica de Serra da Mesa, que é operada por Furnas. O período da temporada de praias poderá ser modificado por solicitação da ADTUR, desde que acordado previamente com o ONS e comunicado à ANA.
 
Durante a temporada de praias, a operação da hidrelétrica de Peixe Angical deverá ocorrer de forma a minimizar as flutuações provocadas pelo eventual aumento de descarga entre os aproveitamentos hidrelétricos de Serra da Mesa e Peixe Angical. No caso da usina de Lajeado, a operação deverá minimizar as variações provocadas pelo eventual aumento de vazão entre Peixe Angical e Lajeado.
 
Caso não seja possível minimizar as flutuações provocadas por eventuais incrementos de vazão durante a temporada de praias, na operação dos aproveitamentos de Peixe Angical e Lajeado, o ONS deverá informar imediatamente à ADTUR e à Agência Nacional de Águas por medida de precaução.
 
A Resolução nº 376 levou em conta as necessidades dos setores elétrico e de turismo, o que está de acordo com a atribuição da ANA de definir e fiscalizar as condições de operação de reservatórios visando a garantir os usos múltiplos dos recursos hídricos – um dos fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.
 
Além da ANA, do ONS, da ADTUR e de Furnas, também participaram das discussões: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado do Tocatins, o Instituto da Natureza do Tocantins (Naturatins), a Prefeitura do Município de Peixes, a Tractebel e a Investco.
Ascom/ANA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br