Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de junho de 2011

APROVADO PROJETO DE LEI QUE OBRIGA MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NOS MUNICÍPIOS


Raciel G. Junior

Projeto prevê mapeamento de áreas de risco

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo – CDR, presidida pelo senador Benedito de Lira (PP/AL), aprovou nesta terça-feira (14), projeto de lei que obriga os municípios a elaborarem mapeamentos de áreas de risco em seus territórios, fixar prazos e sanções por seu descumprimento. 
A proposta também autoriza a União a criar o Cadastro Nacional das Áreas de Risco, com a finalidade de dimensionar, estabelecer diretrizes e prioridades para a ação integrada dos órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).

O projeto altera a Lei 12.340/10, que criou o Sindec, para estender aos municípios o dever de elaborarem mapeamentos de áreas de risco em seus territórios. Essa obrigação é hoje limitada aos estados e ao Distrito Federal. Sua extensão aos municípios deixaria de depender da adesão do ente federativo ao Sindec. O prazo para o cumprimento da norma será de 180 dias, após a publicação da lei.

O ente federativo que descumprir as obrigações fixadas não poderá receber transferências voluntárias da União, exceto em áreas em estado de calamidade pública ou de emergência. O descumprimento será tipificado como crime de responsabilidade do prefeito ou governador. 
A União fica autorizada a dar apoio técnico e financeiro para a realização do mapeamento, bem como a criar um cadastro nacional, que permitirá a obtenção de informações atualmente inexistentes, em que cada área seria classificada segundo o risco presente e o impacto socioeconômico potencial associado.

O senador Benedito de Lira parabenizou o projeto, e lembrou que, devido as fortes chuvas dos últimos meses, o estado de Alagoas vem enfrentando grandes problemas. “As chuvas praticamente devastaram um município alagoano, teremos que reconstruí-lo em outro lugar, para tentarmos evitar novas catástrofes”, ressaltou.

O projeto ainda será apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

A Comissão também aprovou projeto que altera a legislação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com a inclusão da faixa da fronteira da Região Sul nas áreas onde os empreendimentos empresariais farão jus a crédito presumido do IPI. A proposta ainda será apreciada pela Comissão de Assuntos Econômicos - CAE e pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), cabendo à última a decisão terminativa.

O colegiado aprovou ainda requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para a realização de audiência pública sobre o Plano Nacional de Turismo. O debate será dividido em duas reuniões, sendo a primeira com representantes do governo e a segunda com representantes do trade turístico. Serão convidados para o primeiro debate os representantes da EMBRATUR, da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo e da FORNATUR. Para o segundo debate, os representantes da Confederação Brasileira de Convention e Visitors Bureau; da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH; da Associação Brasileira de Agências de Viagem - ABAV; da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos - ABREMAR; da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade - CONTRATUH e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

No término da reunião, o senador Benedito de Lira escolhe os senadores que vão integrar a Subcomissão Temporária Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016.

Fonte:Assessoria (via Alagoas 24Horas) - RACIEL G. JUNIOR - ARCA DE NOÉ NING



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br