Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO - 17 JUN - "AÇÕES NOS ESTADOS"



Estados avançam na elaboração dos planos de combate à desertificação
Gleiceani Nogueira - Asacom
15/06/2011
Nesta sexta-feira (17), comemora-se o Dia Mundial de Combate à Desertificação. Segundo a Convenção das Nações Unidas desertificação é "a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas".

No Brasil, as áreas suscetíveis à desertificação, com índice de aridez entre 0,05 e 0,65, são as regiões de clima semiárido ou subúmido seco, encontrados no Nordeste e norte de Minas Gerais. São quatro os núcleos de desertificação intensa, que abrangem uma área de 18.743,5 km²: Gilbués (PI), Irauçuba (CE), Seridó (RN) e Cabrobó (PE).

Para combater essa problemática, o Brasil elaborou conjuntamente com os nove estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, o Plano Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil). Em nível estadual também foram criados planos específicos com o objetivo de trabalhar a temática da desertificação na realidade de cada estado. Além disso, alguns estados, como Pernambuco, criaram leis que respaldam as ações relacionadas à prevenção e ao combate dessa problemática.

Para falar sobre o andamento dos Programas Estaduais de Combate à Desertificação, que vão ser executados através dos planos de ações, a jornalista da Assessoria de Comunicação da ASA (Asacom), Gleiceani Nogueira, conversou com a pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco e doutoranda na área de recursos hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco, Edneida Rabêlo Cavalcanti. Ela vem acompanhando essa discussão nos estados e participou ativamente da elaboração dos programas em Pernambuco e na Bahia. Confira a entrevista!

Asacom – Que questões você destaca no processo de elaboração dos Programas Estaduais de Combate à Desertificação?

Edneida - Eu acho que é o processo nos quais esses programas estaduais foram construídos é um dado muito importante a se colocar. Eu digo o processo porque nos estados se buscou trabalhar na perspectiva da participação direta da sociedade civil e das diversas institucionalidades, tanto do governo federal como do governo estadual. Houve efetivamente um investimento, inclusive financeiro, porque colocar em prática propostas e intenções faz com que tenha, muitas vezes, que haver também uma priorização da alocação de recursos. Então houve uma priorização e um esforço para que as discussões relacionadas aos programas fossem descentralizadas e de caráter mais participativo. Os documentos refletem o envolvimento de diversos atores sociais.


Asacom - Cada plano de ação é composto por um conjunto de propostas pensadas a partir da realidade de cada estado. Fazendo uma leitura geral, quais são as propostas comuns?
Edneida - A gente consegue identificar alguns eixos que mesmo sendo apresentados com nomenclaturas diferentes em cada plano, guardam uma relação muito próxima. Por exemplo: a importância da extensão e educação para o Semiárido brasileiro, a conservação e o uso sustentável dos recursos da Caatinga, a perspectiva da agricultura com base sustentável, a necessidade de ter programas ligados à pesquisa e ao monitoramento. Alguns programas também criaram áreas temáticas específicas para relacionar com a questão dos recursos hídricos.


Asacom - Quais as principais dificuldades que os estados enfrentam para implementar os programas?
Edneida - Um desafio, que ao mesmo tempo, se bem trabalhado, pode sinalizar para uma boa implementação dos programas é estabelecer um processo de participação como aconteceu na elaboração das propostas. Então, além de garantir uma governança e uma maior possibilidade de execução efetiva das ações, isso também pode significar a identificação de interfaces dos Programas de Combate à Desertificação com outras políticas e projetos existentes. E isso é importante porque a desertificação é fruto de um processo multifacetado, complexo, e é assim que ela precisa ser tratada. O outro desafio é a definição de recursos. Como o processo é multifacetado e vários órgãos têm ações que agregam iniciativas em prol da desertificação, um caminho é os estados perceberem isso e orquestrarem recursos para que haja uma convergência. Além disso, é necessário também ter a definição clara de recursos dentro dos órgãos que vão gerir esses programas. Mas, eu acredito que existe hoje um contexto favorável em termos de recursos e de certos fundos para a temática da desertificação.


Asacom – Apesar de serem recentes, esses programas já possuem algum resultado concreto?
Edneida - O simples fato de ter elaborado os programas e de alguns estados terem dado um passo além, instituindo leis, pra mim isso já é um ganho. Outro destaque é o fato da temática ter entrado de maneira mais permanente na agenda das políticas públicas. Não é de forma alguma suficiente e não significa que a gente partiu para um estado de acomodação. Muito pelo contrário, eles [os programas] são instrumentos importantes, mas estamos defasados do ponto de vista do tempo. Mesmo assim, a elaboração das propostas e a forma como elas foram construídas é um ganho político.


Asacom - A aprovação do novo Código Florestal pode comprometer os resultados das ações previstas nos planos?
Edneida – Eu acho que são questões que dialogam. Eu não acompanhei com olhos mais atentos toda a discussão, mas o tema do Dia Mundial de Combate à Desertificação deste ano está diretamente relacionado à importância das florestas para que haja disponibilidade de trabalho nas terras secas porque existe uma relação direta entre a questão do desmatamento e a exposição dessas áreas a processos de degradação. Então, na verdade, as florestas acabam sendo o primeiro passo pra que a derrubada da vegetação nativa, no nosso caso, a Caatinga, seja usada para a instalação de atividades produtivas. No caso específico do Semiárido o uso dessa vegetação é para gerar energia. Você tem várias cadeiras produtivas importantes, todas dependentes do uso da lenha. 
NOTÍCIAS RELACIONADAS
"Se mais da metade da Caatinga está desmatada, imagina com uma lei que flexibiliza o desmatamento", diz Paulo Pedro 
ASA PE e governo do estado discutem estratégias de combate à desertificação
Estudo evidencia impacto do novo do Código Florestal no Semiárido





BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br