Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de junho de 2011

SOS RIO APODÍ - MOSSORÓ (RN) - "O RIO APODI-MOSSORÓ PEDE SOCORRO"

Rio Apodi - Mossoró (RN)

ESTUDO APONTA SITUAÇÃO CRÍTICA DO RIO APODI - MOSSORÓ 
Dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiental (5 de junho), o deputado Fernando Mineiro promoveu uma audiência pública sobre a bacia hidrográfica do Rio Apodi Mossoró, no município de Mossoró. "Quero ressaltar que toda discussão é importante. É pela ausência de audiências como esta que o Rio se encontra nesta situação", declarou Mineiro.

O parlamentar afirmou que irá marcar reunião com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Robinson Faria, para tratar do tema. "Levaremos uma cópia da audiência", informou. 

Na atividade, foi apresentado um diagnóstico da situação atual da Bacia, dentro do projeto "Rio Apodi-Mossoró: Integridade Ambiental à Serviço de Todos", das Universidades Estadual do RN (Uern) e Federal do Semi-Árido (Ufersa) e Fundação Guimarães Duque. 

O professor Ramiro Camacho, coordenador do projeto, lembrou que essa é a bacia hidrográfica mais importante da Região Oeste e que a mesma sofre com o crescimento da urbanização desordenada. "Na nascente do Rio, as áreas de proteção ambiental estão sendo utilizadas para agricultura, desmatamento e queimadas. O cenário mais frequente com o qual nos deparamos foi o da degradação. Já houve o desmatamento de várias plantas nativas", declarou o professor.


A também membro do projeto e professora do Departamento de Química da UERN, Suely Souza, apresentou resultados da pesquisa que apontam para a alta concentração de metais no rio, bem como a baixa qualidade da água. "Três ações básicas são necessárias: recuperação das matas ciliares e interrupção do desmatamento, monitoramento continuado da Bacia e trabalho de educação ambiental", enfatizou. 

Os próximos a falarem foram a representante da Secretaria de Recursos Hídricos, Joana D'arc Freire; o diretor técnico da Companhia de Águas e Esgotos do RN - Caern, Ricardo Varela e o representante do Dnocs, Augusto Paiva. 

Segundo Joana, uma das ações planejadas na Secretaria é a criação do Plano da Bacia do Rio Apodi-Mossoró. Ela convocou os presentes a trabalharem pelo funcionamento e manutenção do Comitê, que está criado, mas ainda não instalado. "Iremos montar um grupo de apoio com pessoas interessadas em trabalhar na mobilização da sociedade", enfatizou. 

Ricardo Varela lembrou que a Caern vem desenvolvendo projetos de implantação de sistemas de esgoto sanitário e saneamento em Mossoró. O representante do Dnocs, por sua vez, falou sobre o Projeto de Irrigação Santa Cruz\Apodi, que está sendo construído com uma área prevista de 9.236 metros quadrados na Região da Chapada do Apodi. O projeto foi questionado por vários agricultores familiares que acompanhavam a audiência.

Mineiro deu a sugestão de que o comitê da bacia fosse instalado até  fim do ano. "O Governo deveria apresentar um calendário para a sociedade. Essa questão não está começando do zero". Joana informou que há um atraso na contratação da empresa que realizará o processo. "Se a contratação for feita logo, é possível instalar o Comitê dentro de seis meses", declarou. 



Exposição 
A exposição "Imagens e Margens de um Rio", organizada pelo Mandato de Mineiro e exposta no Sesi Mossoró reúne imagens do Rio Apodi-Mossoró clicadas por fotógrafos da região. "As obras ficam à disposição das instituições para ajudar no movimento", declarou o deputado. Veja as fotos 

Minuto
A partir do dia 10, o Mandato Cidadão, em conjunto com a Uern, abre inscrições para o concurso "Minutos de Atenção ao Rio Apodi-Mossoró", que vai premiar com um Ipod os vídeos mais criativos sobre o Rio com duração de até dois minutos. As imagens devem ser captadas por aparelho de celular. As inscrições seguem até o dia 25 e o resultado será divulgado na Feira de Livros de Mossoró, junto com lançamento de cordel do poeta Antonio Francisco. 

Mais informações sobre como se inscrever no concurso serão divulgadas em breve.

Rio Mossoró - Poluição e Sujeira

Bacia Hidrográfica
A Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró é a segundo maior do estado, abrangendo 52 municípios e com extensão de 210 quilômetros quadrados. Ela ocupa 26,8% da área geográfica do RN.

As maiores barragens são as de Pau dos Ferros e Santa Cruz e principal rio da Bacia é o Apodi-Mossoró.

Leia também:
Fonte: Assessoria do Mandato

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br