Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de junho de 2011

PALESTRA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DO LITORAL NORTE, NAS OBRAS DA SABESP


Palestra de arqueólogo sobre as peças antigas encontradas 

Obras da Sabesp do Litoral Norte ganham acompanhamento minucioso de arqueólogo



28/06/2011 
A Sabesp do Litoral Norte promoveu nesta terça-feira (28/06), no auditório da Divisão de Caraguá, uma palestra sobre “Educação Patrimonial do Litoral Norte”, atendendo a Portaria 230 do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para obtenção de licenciamento de escavações em empreendimentos da empresa. 

Por aproximadamente quatro horas, gerentes, gestores, engenheiros e técnicos da empresa ouviram as orientações quanto às noções de patrimônio cultural, introdução a arqueologia, os sítios arqueológicos do Litoral Norte, a legislação vigente e procedimentos exigidos pelo IPHAN. 

A palestra foi proferida pelo arqueólogo formado pela Universidade de São Paulo (SP), Dr. Wagner Bornal, que atualmente desenvolve trabalho de pesquisa nas cidades de São Sebastião e Ilhabela, cidades onde há maior incidência de peças antigas, 

Bornal destacou a importante parceria com a Sabesp do Litoral Norte, já que a empresa realiza obras nas quatro cidades da região e, constantemente vem encontrando objetos que representam a presença de sítios arqueológicos. Todo material coletado é encaminhado às autoridades e institutos competentes para posterior análise. 

“A legislação precisa ser seguida, mas antes de tudo precisamos ouvir a comunidade, pois quem sabe o patrimônio existente em determinado local é a comunidade. Estaremos sempre auxiliando a Sabesp neste trabalho com o solo”, disse Bornal. “Nossa tarefa é importante, árdua, porém demorada. Cada mês de trabalho em campo após a descoberta de um sítio arqueológico representa cinco meses de relatório”.
Portaria 230 

Um marco do campo da educação patrimonial foi a publicação, em 2002, da Portaria 230, do IPHAN, que estipula os procedimentos necessários para obtenção de licenças ambientais para empreendimentos, públicos e privados, que afetem o patrimônio arqueológico, como a construção de estradas e hidrelétricas, atividades de mineração, entre outros. 

A portaria tornou obrigatória, nos contratos de salvamento arqueológico, a realização de programas de educação patrimonial nas regiões afetadas por esses empreendimentos. FIQUE POR DENTRO - SABESP



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br