Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de junho de 2011

CINQUENTENÁRIO DO PARQUE INDÍGENA DO XINGU - EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS



Exposição fotográfica, mostra de filmes e debates celebram cinquentenário do Parque Indígena do Xingu 

[29/06/2011 12:39]

A Cinemateca Brasileira, em Sâo Paulo, abre suas portas nesta sexta-feira, 1º de julho, para receber uma exposição de fotos, uma mostra de filmes e um ciclo de debates sobre o passado, o presente e sustentabilidade futura de uma terra indígena que representa uma ilha verde de diversidade socioambiental no coração do Brasil. Lideranças indígenas, antropólogos, médicos e indigenistas participarão dos debates.

Um pedaço do Paraíso na Terra. É assim que muitos visitantes definem o o Parque Indígena do Xingu assim que lá colocam seus pés pela primeira vez. Referência no imaginário brasileiro sobre os povos indígenas, o Xingu foi celebrado em verso e prosa. Não faltam exemplos na literatura brasileira que tem no Xingu o cenário de suas histórias e personagens. Kuarup, romance do escritor Antonio Callado lançado em 1967, é um desses exemplos.

 O Kuarup é o ritual de homenagem aos mortos que é realizado pelos índios do Xingu. A história do romance foi, anos mais tarde, adaptada para o filme de mesmo nome, do cineasta Ruy Guerra, que por sinal faz parte da mostra que entra em cartaz nesta sexta-feira (1º/7).

Situado em Mato Grosso, no coração do Brasil, o Parque Indígena do Xingu abriga 16 povos, que nesses 50 anos conseguiram recuperar suas populações superando as epidemias causadas pelo contato com os brancos e afastando o fantasma da extinção. 

Hoje, o Parque representa uma ilha de diversidade cultural e ambiental da Amazônia, em meio a um intenso desmatamento regional enfrentando os impactos decorrentes da degradação ambiental em seu entorno, causados pelo avanço da fronteira agrícola. 

Isso acontece mais especialmente nas nascentes dos formadores do Rio Xingu que se encontram fora dos limites do Parque, desafiando a sustentabilidade futura dos povos indígenas que ali residem
Para refletir sobre a história do Parque e seu futuro e celebrar os 50 anos o ISA está realizando, em parceria com a Cinemateca Brasileira, apoio da Sociedade dos Amigos da Cinemateca e patrocínio da Construcap e do Fundo Vale, graças à Lei Rouanet de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura, um ciclo de debates, uma exposição fotográfica e uma mostra de filmes.

No dia 1º/7, serão inauguradas nas dependências da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a exposição e a mostra. E também terá início um ciclo de debates, que se prolonga até 2/7, com a participação das mais expressivas lideranças do Xingu, de antropólogos, médicos e indigenistas que desempenharam e ainda desempenham papel fundamental nessa história.

A exposição, que fica em cartaz de 1º a 31 de julho, conta a história do Parque através de imagens que remontam aos primórdios da ocupação milenar do Alto Xingu pelos povos indígenas, passando pelas primeiras expedições dos viajantes europeus até a expedição oficial do governo brasileiro – Roncador-Xingu -, liderada pelos irmãos Villas Bôas, que culminou na criação do Parque.

A mostra exibe uma seleção de 31 filmes antigos e atuais, incluindo os realizados por cineastas indígenas, que registram o cotidiano de suas aldeias e culturas. Ficará em cartaz de 1º a 10 de julho.


A exposição, a mostra e o ciclo de debates serão abertos ao público na
Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Clementino – São Paulo – SP

Ciclo de Debates
1/7/2011 – 10h30 e 15h30
2/7/2011 – 15h30
Exposição fotográfica
1/7 a 31/7/2011 – 10h às 18h
Mostra de filmes
1/7 a 10/7/2011 – 10h às 22h
Confira e prestigie!

ISA, Inês Zanchetta./ISOCIOAMBIENTAL




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br