Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2011

SOS CONTAMINAÇÃO DE RIOS POR HERBICIDAS - EMBRAPA ESTUDA PRODUTOS NATURAIS PARA A LAVOURA


(foto: Buva, (Conyza spp.), planta daninha resistente ao herbicida glifosato - está sendo utilizada como fonte de descobrimento de novos herbicidas naturais  - crédito Antonio Cerdeira)

Nas atuais práticas agrícolas, os fertilizantes , os pesticidas e herbicidas são arrastados para os rios com as chuvas. O contato desses poluentes com o solo ou com a água podem contaminar os lençóis freáticos.


Buscando minimizar essa poluição das águas de superfície e águas subterrâneas a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) está pesquisando novos herbicidas naturais, com base em plantas de nossa flora, como relata o pesquisador Antonio Cerdeira, na matéria da jornalista Cristina Tordin. 


Prof. Jarmuth Andrade


Produtos naturais são estudados para uso para o controle de pragas da agricultura

29.6.2011

Historicamente, a indústria farmacêutica, especialmente em seus primeiros anos, foi dominada por produtos naturais, mas o mesmo não ocorreu com a indústria de pesticidas.

Conforme o pesquisador Antonio Cerdeira, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), alguns dos primeiros pesticidas (rotenona, piretrinas naturais, entre outros) foram produtos naturais, mas o crescimento dessa indústria como importante componente do manejo de pragas não começou até meados do século passado, com a introdução de um arsenal cada vez maior de sintéticos, começando com compostos como o DDT e 2,4-D.

Muitas empresas envolvidas na descoberta de pesticidas foram principalmente as farmacêuticas.Assim, parte do seu esforço foi a descoberta de pesticidas à base de produtos naturais como modelos para novos pesticidas. Grande parte dessa abordagem envolveu seleção de metabólitos microbianos, como a indústria farmacêutica tem feito”, explica o pesquisador.

Outros organismos, como plantas terrestres, algas e organismos marinhos, tiveram menos ênfase, diz Cerdeira.

Existem muitas razões pelas quais os produtos naturais podem ser boas fontes de moléculas ou modelos para pesticidas. Compostos naturais têm muitas vezes uma vida mais curta do que compostos sintéticos, reduzindo assim o impacto ambiental potencial. Isolamento e identificação destes compostos foi uma tarefa árdua no passado, mas a instrumentação moderna tem simplificado e reduzido o custo desse processo. Apesar de muitos compostos naturais terem sido descritos, há muito mais a ser descoberto. E também o custo de regulamentação da introdução de um produto natural como um pesticida é muito menor do que um produto químico sintético.

Geralmente, estes compostos são desejáveis por que normalmente são ambientalmente mais seguros, são fontes de novos modos de ação e de novos produtos químicos, são mais bem aceitos pelo público, com atividade mais específica, além de que novas tecnologias em química estão possibilitando o descobrimento de novos compostos. Cerdeira explica também que isto permite o uso da biotecnologia para produção e normalmente é mais fácil o registro e a autorização para uso.



Cristina Tordin
Jornalista, Mtb 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br