O nível do Rio Paraíba do Sul registrou elevação nas últimas 72 horas em Campos, revelando a sujeira, principalmente garrafas Pet
Rio Paraíba estabiliza, mas alerta é mantido
30/11/2011
O nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos, se estabilizou na noite de ontem. A informação é do secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, esclarecendo que na medição realizada às 16h, atingia a cota dos 8,20 metros.
Nas últimas 72 horas, o nível do rio subiu 2,20 metros e, de acordo com Henrique, o volume de águas poderá subir nas próximas 48 horas, já que a previsão é de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sendo assim, o órgão se mantém em alerta. “No momento a situação está sob controle e estamos monitorando os rios Paraíba do Sul e Muriaé três vezes ao dia. Só começamos a nos preocupar quando o nível do rio ultrapassar a cota dos 9 metros e a primeira comunidade a ser atingida, caso o nível atinja a cota dos 9,80 metros, é a Ilha do Cunha e a partir daí é que o Grupo de Ações Coordenadas começa a agir para que as ações sejam mais eficazes”, explicou.
Henrique voltou a falar da previsão de chuvas para o verão de 30% a mais na Região Sudeste, se comparado aos anos anteriores. Mas ele garante que caso as chuvas sejam concentradas e fortes e o nível do Rio Paraíba do Sul suba rapidamente, Henrique ressalta que não haverá tantas vítimas como nas enchentes passadas. “A prefeita Rosinha Garotinho está retirando os moradores de áreas de risco e colocando-os nas casas do Programa Morar Feliz.
Já tiramos os que residiam às margens das lagoas do Sapo, Azul e do Vigário, e os que moravam nas localidades que margeiam o Rio Paraíba do Sul, como Goiabal e Matadouro”, ressaltou.
Nível do rio deve oscilar nos próximos dias na região
Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moacir Pires, o Rio Paraíba do Sul deverá ficar oscilando nos próximos dias, mas garante que no momento não ocorrerá enchentes.
“A tendência é de que ele se estabilize, pois os rios afluentes estão com os níveis baixos, mas nós estamos em alerta”, afirmou o coronel, esclarecendo que as Defesas Civis Municipais serão reforçadas com viaturas 4×4 de tração para atuações eficientes em casos de alagamentos. “Essas viaturas serão entregues a partir de amanhã”.
“A tendência é de que ele se estabilize, pois os rios afluentes estão com os níveis baixos, mas nós estamos em alerta”, afirmou o coronel, esclarecendo que as Defesas Civis Municipais serão reforçadas com viaturas 4×4 de tração para atuações eficientes em casos de alagamentos. “Essas viaturas serão entregues a partir de amanhã”.
Foto: Isaías Fernandes - Fonte: O DIARIO RJ
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br