Solo afetado pela estiagem na cidade de Estância Velha, Rio Grande do Sul, no fim de 2010 - Foto: AE
ANo Rio Grande do Sul, 106 cidades estão em emergência com estiagem
Problema afeta também Paraná e Santa Catarina. Prejuízos pelas secas chegam a R$ 2,8 bilhões e afetam cerca de 960 mil pessoas
Subiu para 106 o número de municípios gaúchos que decretaram estado de emergência ou calamidade em decorrência da estiagem que atinge toda a região Sul. O último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado informa que 460 mil pessoas foram afetadas até o momento em função da seca.
Em janeiro de 2011: Rio Grande do Sul vive clima de extremos e pede ajuda da União
Belo Horizonte: Chove em seis dias o esperado para quase o mês inteiro
Foto: AEAmpliar
Seca que se espalhou pelo Estado gaúcho. Na foto, solo afetado pela estiagem na cidade de Joia (RS), em dezembro
No Paraná, nenhuma cidade decretou situação de emergência, mas a Defesa Civil do estado contabiliza nove municípioscom problemas pela falta de chuvas: Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Nova Esperança do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Rio Bonito do Iguaçu e Santo Antônio do Sudoeste. Estima-se que 76 mil moradores desses locais tenham sido afetados pela estiagem.
Em Santa Catarina, 63 municípios já decretaram situação de emergência e o governo estima que 407 mil pessoas tenham sido afetadas pelo problema. Neste final de semana, a Defesa Civil catarinense lançou um alerta para a possibilidade de pancadas de chuvas, risco de temporais e queda de granizo no estado. Entretanto, a chuva deverá ser localizada em alguns municípios e segundo o órgão não altera o padrão de estiagem e não resolve os problemas de abastecimento de água e danos à produção agrícola.
No total, os prejuízos causados pela seca na região chegam a R$ 2,8 bilhões. Os dados são da Defesa Civil dos três estados e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Só a produção de soja no Rio Grande do Sul deve sofrer 25% de perdas. No Paraná, a redução da colheira de soja chagará a 10% em relação à safra de 2011. * Com Agência Brasil
LEIA TAMBÉM:Seca e produção
Diário de Cuiabá
Fatores climáticos reduzirão a safra das principais commodities agrícolas no Paraná. A prolongada estiagem em novembro e dezembro que atingiu aquele Estado e os vizinhos Santa Catarina e Rio Grande do Sul, também prejudica a pecuária e a agroindústria ...
Perdas na agricultura chegam a 80% por conta da estiagem no sul do Brasil
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br