Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de janeiro de 2012

A TÉCNICA SIMPLES DAS BARRAGINHAS NO CONTROLE DAS INUNDAÇÕES


Barraginhas atuam no controle de inundações na região Central de Minas Gerais

Publicado em janeiro 4, 2012 por 
Uma técnica simples, que pode amenizar os efeitos negativos das intensas chuvas, como as inundações e o grande volume de enxurradas. Há três anos a construção de barraginhas vem mostrando resultados positivos para a contenção das águas pluviais na região Central de Minas Gerais, nos municípios de Cordisburgo e Caetanópolis. Somente nesse último município, cerca de 120 famílias já sentem os benefícios proporcionados pelo trabalho desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) que se iniciou em outubro.
“Recebemos um convite da prefeitura para elaborarmos um diagnóstico e apresentarmos uma possível solução para um problema recorrente que atinge as famílias do bairro Mangueiras em Caetanópolis, as inundações provocadas pelas enxurradas”, explica o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, coordenador do projeto. “Constatamos esse benefício proporcionado pelas barraginhas pela primeira vez em 2008, após o relato de moradores de algumas comunidades. Dessa forma, resolvemos implantar a técnica também no município de Caetanópolis. E tem dado certo”, conta, entusiasmado.
Os resultados têm sido animadores. “Percebemos que tínhamos nas mãos uma poderosa ferramenta para contornar os efeitos provocados pelas chuvas intensas. E hoje, depois de construirmos 22 barraginhas em uma área de 100 hectares, estamos felizes, já que constatamos que o problema foi totalmente resolvido”, relata Cordoval. Até a época das chuvas no ano passado, esses moradores conviviam com o medo provocado pelo grande volume de lama que descia junto com as enxurradas. “A gente vivia em pânico. Muitas vezes tinha que acordar durante a noite com uma enxada para retirar a lama que insistia em entrar na casa”, relata dona Maria Geralda Rodrigues de Souza, uma das moradoras do bairro Mangueiras.
Segundo Luciano Cordoval, o que foi feito em Cordisburgo e em Caetanópolis, também poderá ser levado para outras cidades. “É muita tristeza que a gente vê neste final de ano, com todos esses problemas de inundações, desabamentos e das pessoas perdendo as coisas. Se existir uma maneira de ajudar essas pessoas…”, relata dona Maria Geralda. Ela ainda conta que todos os anos era a mesma coisa: vizinhos perdendo móveis, eletrodomésticos e as próprias casas com as chuvas. “Hoje, durmo tranquila, graças a Deus”, finaliza.
De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil de Caetanópolis, Silênio Sales Barbosa, a construção das barragens foi a medida mais eficaz para contornar o problema. “Este ano já choveu muito e não registramos nenhuma ocorrência de desabamento ou inundação. Como medida preventiva, vamos construir mais cinco barragens para evitar os efeitos de chuvas mais fortes”, relata. Outro benefício das barragens é o aumento do nível de água nos depósitos naturais, refletindo na preservação das nascentes.
A construção das barraginhas é financiada pela Petrobras, por meio do projeto “Desenvolvimento e Cidadania”. Em Caetanópolis, a iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo, a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil.
Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou nco@cnpms.embrapa.br
Texto de Guilherme Viana, Jornalista, da Embrapa, publicado pelo EcoDebate, 04/01/2012
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]


VEJA MAIS NAS PUBLICAÇÕES DO SOSRIOSBR



BARRAGINHAS NO CONTROLE DA EROSÃO LAMINAR DOS SOLOS - Set 2010







SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br