Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de setembro de 2010

ESCASSEZ DE ÁGUA NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS FAZ INCRA/MT TESTAR A "TECNOLOGIA SOCIAL DO LAGO DE MÚLTIPLO USO" DO EMBRAPA



MT experimenta tecnologias para aproveitamento de água de chuva em assentamentos

Por Redação Incra- 01/09/2010

A superintendência regional do Incra/MT lançou, na manhã desta quarta-feira (01), no assentamento Katira, localizado no município de Cáceres (MT), a tecnologia social do Lago de Múltiplo Uso, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Milho e Sorgo de Sete Lagoas (MG). O objetivo é buscar uma solução para a escassez de água nos projetos de assentamentos implantados no município, em especial na região de fronteira com a Bolívia.

Para o aproveitamento da água de chuva a ser utilizada para cultivo de hortaliças e criação de pequenos animais, a tecnologia do lago de múltiplo uso consiste em forrar o lago com lona comum, para impermeabilização e, sobre esta base, adiciona uma camada de 25 centímetros de terra para proteção contra os raios solares e a ação de peixes e animais. A água da chuva será captada através do telhado da casa. O sistema foi implantado com sucesso em outras regiões do país e em 2005 foi finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

"Com este sistema o produtor rural, ou a associação de produtores, garante não só a água para produção, como água limpa, preservando o meio ambiente e os mananciais hídricos", afirma o engenheiro da Embrapa, Luciano Cordoval, responsável pela tecnologia e que acompanha os trabalhos de construção do lago no assentamento. O lago também pode utilizado para fins de lazer, turismo, piscicultura, abastecimento e irrigação.

"É considerada uma tecnologia social pelo baixo custo para sua implantação e a alta eficiência nos resultados", explicou o técnico do Incra/MT, Samir Curi, responsável pelos trabalhos na autarquia. O custo para implantação do lago de múltiplo uso no assentamento foi de R$ 2.830, investimento feito pelo Incra.

O projeto piloto foi implantado no sítio do agricultor José Victor Mudesto, conhecido como Zé Branco, cujo lote já abriga outro sistema piloto para captação de água da chuva: uma cisterna com capacidade para oito mil litros utilizada para consumo humano após um sistema de filtragem desenvolvida pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), empresa parceira da superintendência do Incra/MT na implantação destas tecnologias socais no Katira.

Barraginhas

Além do aproveitamento e armazenamento da água de chuva em cisternas e lagos de múltiplo uso, o engenheiro da Embrapa estará também nesta semana realizando um estudo de viabilidade de implantação nos assentamentos da região do Sistema Barraginhas para captação de enxurradas. É um lago menor, não lonado, que retêm a enxurrada possibilitando o cultivo ao entorno dele, além de evitar erosão causada pela enxurrada e de alimentar o lençol freático.

Os três projetos para captação de água das chuvas (cisterna, lago de múltiplo uso e barraginhas) em estudo pelo Incra/MT, além da Embrapa e Empaer, conta com apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET).


(Envolverde/Incra)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br