Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de setembro de 2010

NÍVEL DOS RIOS DA AMAZÔNIA AINDA PREOCUPA

Rio Negro e Rio Solimões


Ritmo de descida do Rio Negro está em queda

O ritmo da descida do Rio Negro diminuiu neste fim de semana - da média de 20 centímetros por dia, registrada nas últimas duas semanas, para cerca de 10 cm.

Ontem, o nível do rio estava em 17,08 metros, marca 3,44 metros acima da registrada na maior estiagem já observada, em outubro de 1963. Naquele ano, o nível ficou em 13,64 metros.

O Rio Solimões, no medidor do Serviço Geológico do Brasil em Tabatinga, a 1.105 quilômetros de Manaus, está com nível estabilizado há uma semana. No dia 9, o rio bateu o recorde da maior seca já registrada pelo órgão no Solimões: marcou 32 centímetros negativos, ante os 2 positivos do recorde de 2005. Desde o dia 15, porém, o nível voltou a subir e ontem marcou 76 centímetros.


Apesar da boa notícia, os municípios às margens do Solimões e seus afluentes continuam sofrendo com a seca. Segundo a Defesa Civil, nos 21 municípios que decretaram situação de emergência há 33 mil famílias isoladas por conta da estiagem.

A Defesa Civil do Estado apresentou um plano de ajuda na semana passada e anunciou a compra de medicamentos, alimentos e purificadores de água. Até agora nada foi entregue nos municípios e a justificativa, segundo a assessoria do órgão, é que o material está sendo adquirido. Fonte:

O Estado de S.Paulo


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br