Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de setembro de 2010

PESCADORES PROIBIDOS DE PESCAR RECEBEM BENEFÍCIO EM ITABORAÍ (RJ)

No defeso, Prefeitura de Itaboraí (RJ) ajuda os "catadores cadastrados".



UMA BOA IDÉIA PARA SER APLICADA EM SUA PRAIA:


Prefeitura de Itaboraí amplia benefício aos pescadores


Época do defeso permite reprodução dos caranguejos. Créditos: Sandro Giron.

Por Marcely Figueiredo

Catadores de caranguejo de Itaboraí ganharam mais um apoio da Prefeitura. Para ajudar no orçamento familiar na época do defeso, período em que a pesca é proibida, além das cestas básicas, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca vai liberar para os trabalhadores mais uma parcela do pagamento mensal, no valor de um salário mínimo. Os catadores cadastrados, que já recebem nos meses de setembro e outubro, terão um terceiro benefício em novembro.

Todos os dias, os pescadores devem comparecer ao entreposto de fiscalização ambiental, onde assinam um livro no qual são registrados horários e quantidade retirada do mangue, como forma de controle e preservação. Assim, a Secretaria tem identificado e cadastrado pescadores que vivem da pesca do caranguejo. Para quem não é cadastrado, já encerrou o prazo de recebimento do benefício. O próximo cadastramento será realizado entre os meses de junho e julho de 2011.

O defeso tem como objetivo proteger os caranguejos durante o período de acasalamento e reprodução, através da proibição da pesca nos meses de setembro, outubro e novembro. Aproximadamente 75 famílias de Itaboraí vivem da cata do crustáceo, que é comercializado no valor de R$ 1,50 a R$ 2 a unidade.

Biodiversidade - Área de Preservação Ambiental (APA), o manguezal faz limite com a Baía de Guanabara. No total, são 14 mil hectares, cortando os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Magé e Guapimirim. O encontro da água doce dos rios com a água do mar permite a sobrevivência de diversas espécies de caranguejo, além de cobras, capivaras, ariranhas, jacarés e aves.

Fonte: Monte Castelo Ideias/VILMAR BERNA - PORTAL DO MEIO AMBIENTE


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br