Senador defende compensação para pescadores afetados por hidrelétricas
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cobrou, nesta quarta-feira (22), uma reavaliação do impacto socioambiental da construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira. Defensor da obra, que considerou importante para o país, o parlamentar esclareceu que os projetos básicos ambientais (PBAs) restringem as compensações financeiras às famílias remanejadas de áreas ocupadas por canteiros de obras.
Acir Gurgacz disse que a influência direta das obras abrange uma área muito mais ampla, afetando toda a pesca artesanal, do distrito de Extrema ao de Calama, em Rondônia. Segundo ele, há um enorme impacto das obras sobre os meios de produção de quase 5 mil famílias, que precisam agora de uma alternativa de renda.
- É preciso implementar piscicultura, agricultura familiar, cadeias produtivas, qualificação profissional, associativismo e outras medidas mitigadoras - acrescentou.
O senador acusou as construtoras de gastarem "fortunas" para mascarar a realidade e, segundo ele, "parece que assim está bem para o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e para o governo federal". Mas, conforme disse, "falta enxergar o problema com uma visão mais abrangente".
O que Acir Gurgacz sugere é um cadastro imediato e detalhado de toda a população ribeirinha afetada direta ou indiretamente pelas obras, com a implementação de alternativas de renda de acordo com a vocação das pessoas.
Para resolver o problema, o senador informou estar articulando para os próximos dias uma reunião com representantes dos pescadores artesanais e das empresas construtoras das hidrelétricas, a fim de analisar todas as opções.
Fonte: Agência Senado
Link: http://www.senado.gov.br
Fonte: http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=367556/PORTAL DO MEIO AMBIENTE-VILMAR BERNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br