Curitiba - Limpeza do Rio Bacacheri
O Rio Bacacheri é um rio que banha o município brasileiro de Curitiba, no Estado do Paraná, pertence à Bacia do Atuba-Bacacheri, onde o principal rio dá o nome ao bairro.
Para RIBEIRO (2007, p.4) o rio Bacacheri localiza-se na porção nordeste da cidade, entre as coordenadas geográficas de latitude 25°21’04”S a 25°26’58”S e longitude 49°16’15W a 49°11’39”W, possuindo uma área total de drenagem de 30,81 km2, sendo que o canal principal mede 12,5 km de extensão e o canal secundário, denominado rio Bacacheri-Mirim, tem 4,5 km de comprimento. RIBEIRO informa ainda que as nascentes do rio Bacacheri encontram-se na região do bairro Cachoeira. O rio Bacacheri desenvolvendo-se no sentido NW – SE até chegar à sua foz no rio Atuba, a 885 m de altitude, no bairro Atuba. O rio Bacacheri abrange, desde suas nascentes até sua foz, os seguintes bairros de Curitiba: Cachoeira, Barreirinha, Santa Cândida, Bacacheri, Boa Vista, Cabral, Cristo Rei, Tingui, Bairro Alto, Tarumã, Jardim Social, Capão da Imbuia e Cajuru (RIBEIRO, 2007, p.4; SAUER, 2007, p.43). A área de estudo está localizada no Município de Curitiba, que está situado no primeiro planalto paranaense entre a Serra do Mar e os Campos Gerais, 934,6 m acima do nível do mar. Sua população é de 1.587.315 habitantes (IBGE 2002), sendo a maior cidade da Região Sul do Brasil. “O município não possui área rural nem distritos e é todo urbanizado” (GARCIAS, 2003). Curitiba é cortada por vários rios, que compõem a bacia hidrográfica do Altíssimo Iguaçu, e estão agrupados em cinco sub-bacias hidrográficas (IPPUC): Bacia do Atuba-Bacacheri; Bacia do Ribeirão dos Padilhas; Bacia do Passaúna; Bacia do Belém; Bacia do Barigüi. O rio Bacacheri está localizado dentro da Bacia do Atuba-Bacacheri .
Medidas necessárias para recuperação
- PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS NAS MARGENS DO RIO BACACHERI;
- COLOCAÇÃO DE PLACAS INDICANDO SER UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE.
- DENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES PLANTADAS.
- RETIRADA GRADATIVAMENTE DAS ESPÉCIES EXÓTICAS LOCALIZADAS AO LONGO DA MARGEM DO RIO.
- FISCALIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES IRREGULARES EXISTENTES NAS MARGENS DO RIO BACACHERI.
- RETIRADA DOS RESÍDUOS ACUMULADOS NA MARGEM E DENTRO DO RIO.
- FISCALIZAÇÃO DAS OCUPAÇÕES IRREGULARES QUE OCUPAM AS MARGENS DO RIO. (WIKIPÉDIA)
UniBrasil recupera mata ciliar do Rio Bacacheri
A UniBrasil está ajudando a recuperar o Rio Bacacheri com o plantio de 1.130 mudas de árvores nativas. São quinze variedades de árvores que irão recompor a mata ciliar do rio, plantadas em quase 8 mil metros quadrados de área.
Entre as espécies que estão sendo plantadas no fundo do terreno do campus, estão mudas de Cedro Rosa, Pitangueira, Angico Branco, Aroeira, Araçá, Ipê Amarelo, Cortiçeira e Guabiroba. FACULDADES UNIBRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br