Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de setembro de 2010

PESQUISA DO MINISTÉRIO DA PESCA REVELA AUMENTO DE 40% NO CONSUMO DE PESCADO NO BRASIL



Brasileiro come mais peixe


Pesquisa realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura revela que consumo de pescado cresceu 40% de 2003 a 2009.

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, divulgou na última quarta-feira (08/09) os resultados do estudo que revela um aumento no consumo de pescado por pessoa no país. Houve um crescimento de 6,46 kg para 9,03 kg por habitante/ano entre 2003 e 2009, o que representou um aumento de 39,78% nos últimos sete anos. A meta, estipulada no programa “Mais Pesca e Aquicultura”, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), era chegar em 2011 ao consumo de 9 kg por habitante/ano e foi cumprida com pelo menos um ano de antecedência. O novo dado se aproxima do patamar considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde 12 kg por habitante/ano.

Gregolin atribuiu esse resultado às políticas adotadas pelo Ministério para o desenvolvimento da pesca e aquicultura, principalmente com relação ao cultivo de peixes em cativeiro que vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Ele ressaltou ainda que o aumento da renda média do brasileiro colaborou para esse aumento.

No estudo “Consumo Per Capita Aparente de Pescado no Brasil” foi verificado um crescimento médio anual no consumo de pescado em torno de 6% no período analisado. Somente entre 2008 e 2009, esse aumento chegou a 8% com um volume total consumido pela população brasileira saindo de 1,5 milhão de toneladas para 1,7 milhão de toneladas. O levantamento buscou também mapear os hábitos de consumo de pescado da população brasileira e revelou que do total consumido no Brasil, 69,4% é produzido aqui e 30,6% vêm de países como Chile, Noruega e Argentina.

A pesquisa mostrou ainda que 96% da produção nacional em 2009 foi comercializada no mercado interno e consumida pelos brasileiros e apenas 4% dos produtos foram destinados à exportação. Os países que mais importaram pescado brasileiro foram Estados Unidos, França, Espanha, Japão e Reino Unido. A queda nas exportações se deveu em grande parte à retração do mercado internacional, justificada pela crise financeira mundial, que teve fortes conseqüências em países como Estados Unidos e o Bloco Comum Europeu.

Nos últimos três anos, entre 2006 e 2009, observa-se uma estabilidade na proporção entre o consumo de produtos nacionais e importados, com 70% para produtos nacionais e 30% importados. O percentual revela que a produção nacional é crescente e tem conseguido manter a proporção na participação do consumo no país. As informações são do Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil.

AquaFair

Entre os dias 05 e 07 de outubro, Florianópolis (SC) recebe mais uma edição da AquaFair – Feira Internacional de Aquicultura, Maricultura e Pesca. Realizada de forma independente pela primeira vez, desvinculada da AveSui, o evento terá formato inédito, que promete grandes inovações.

Além da feira de negócios voltada às empresas de nutrição, genética, laboratórios, equipamentos, insumos, instalações, transporte e demais companhias envolvidas com o setor aquícola, a AquaFair também trará ao público o V Seminário Internacional de Aqüicultura e Pesca.

Quer saber mais?

Entre em contato com a Gessulli Agribusiness para solicitar mais informações sobre a feira, reservas de espaço, seminários, inscrições, salas comerciais dentro do evento, patrocínios e muito mais. Não deixe a sua marca fora deste importante evento da Aqüicultura.

Informações Gerais:

Datas: 05 e 07 de outubro de 2010

Local: CentroSul - Centro de Convenções de Florianópolis

Av. Gustavo Richard, s/n - Baía Sul - Centro

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Organização

Gessulli Agribusiness

Av. Antonio Gazzola, 1001 8o. Andar

Cep: 13301-916 - Itu - SP

Telefone.: +55 11 2118-3133

E-mail: aquafair@gessulli.com.br

Fonte: Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br