Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de setembro de 2010

PARANÁ INTENSIFICA ORIENTAÇÃO NO COMBATE À DENGUE


População do Paraná recebe orientações de combate à dengue

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde prestaram orientações sobre combate à dengue para a população em uma tenda educativa, montada na manhã de segunda-feira (13), na Boca Maldita, centro de Curitiba. Durante toda a semana, eles visitarão estabelecimentos comerciais da região e residências dando informações sobre como prevenir a doença e reforçar o combate aos focos de mosquitos da dengue.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Viviane Polett, as pessoas estão sendo convidadas a participar ativamente desse esforço para manter a capital paranaense livre da dengue. “Quem passar pelo local poderá conferir o aspecto do inseto, vetor da doença, e acompanhar, na maquete educativa, os locais e as condições ambientais que favorecem o aparecimento dos seus focos”, explicou.

A recomendação dos técnicos é que a população possa conferir, de forma constante, os locais que possam acumular água limpa e servir de criadouro ao mosquito e, no caso dos estabelecimentos comerciais e de serviços, checar as condições de produtos e objetos vindos de locais onde há ocorrência de dengue e que podem conter o inseto. “É o caso de itens como pneus, louças sanitárias e móveis”, detalha a coordenadora.

Monitoramento feito pela Secretaria Municipal da Saúde mostra que 18 dos 62 moradores infectados em 2010 adquiriram a doença viajando pelo interior do Paraná. Foram identificados e destruídos esse ano 61 focos de larvas do mosquito em 20 dos 75 bairros da cidade.

O último levantamento da Secretaria Estadual da Saúde mostra que este ano foram 24.658 casos confirmados no Paraná sendo 23.867 autóctones (quando a infecção ocorreu dentro do estado), e 791 importados. Foram notificados como suspeitos 58.185 casos.

Comparado com o mesmo período de 2007, ano epidêmico da doença, houve aumento de 31% nos casos notificados: de 44.307 em 2007, para 58.185 em 2010. Os dados são de agosto e, de acordo com a secretaria, um novo boletim com os números da dengue no Paraná deverá ser divulgado esta semana. (Fonte: Lúcia Nórcio/ Agência Brasil)/AMBIENTE BRASIL

LEIA MAIS:

Paraná confirma 24.658 casos de dengue neste ano


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br