Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de setembro de 2010

SOS RIO CAMARAGIBE, PRESERVANDO A MATA CILIAR - JOAQUIM GOMES (AL)

Secretário de agricultura junto com o técnico da secretaria deram o ponta pé inicial
Foto: Divulgação/JG Notícias

SEMANA DA MATA CILIAR 2010:

Começa o trabalho de preservação

da Mata Ciliar nas margens do Rio Camaragibe.


Matéria feita por JG Notícias - 08/09/2010

A manhã dessa quarta, a secretaria de agricultura tomou uma das maiores iniciativa já vista pela secretaria, o secretário Wilson Acendino em conjunto com o técnico agrícola Jaires Bonifácio, foram as margens do rio camaragibe mirim, onde lá iniciaram a plantação de árvores as margens do camaragibe, segundo o técnico agrícola, o trabalho será longo, pois pretendem deixar toda a margem do rio coberta de árvores, para preserva a mata ciliar, o processo deve durar vários dias, já que eles pretendem cobrir toda área da ponte que termina o município, até o início da cidade, já próximo a BR 101.

O trabalho deve contar também com o apoio das escolas, segundo o secretário, os alunos serão convidados para fazer também as plantações, e assim traz para eles educação ambiental e mostrará como preservar o meio ambiente.

As matas ciliares são sistemas vegetais essenciais ao equilíbrio ambiental e, portanto, devem representar uma preocupação central para o desenvolvimento rural sustentável.

A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garatem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.

As principais funções das matas ciliares são:

  • Controlar a erosão nas margens dos cursos d´água, evitando o assoreamento dos mananciais
  • Minimizar os efeitos de enchentes
  • Manter a quantidade e a qualidade das águas
  • Filtrar os possíveis resíduos de produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes
  • Auxiliar na proteção da fauna local.

O termo Mata Ciliar também conhecida como mata de galeria, tem sido usado para classificar as diversas formações vegetais, inclusive as estreitas faixas de floresta ocorrentes nas margens dos rios. Entretanto, na legislação brasileira o termo Mata Ciliar significa qualquer formação florestal ocorrente na margem de cursos d'água.

As Matas Ciliares foram reduzidas drasticamente e, quando presentes, normalmente estão reduzidas a vestígios, apesar de ser garantida pelo Código Florestal (Lei 4.771 de 15/-09/65). Segundo esta Lei são obrigatórias as conservações de:

- 30 m de mata para cursos d'água com até 10 m de largura.

Por que é tão importante preservar as Matas Ciliares?

A função das matas ciliares em relação às águas está ligada a sua influencia sobre uma série de fatores importantes, tais como:

- escoamento das águas da chuva;

- diminuição do pico dos períodos de cheia;

- estabilidade das margens e barrancos de cursos d'água;

- ciclo de nutrientes existentes na água, entre outros.

Assim, os solos sem cobertura florestal reduzem drasticamente sua capacidade de retenção de água de chuva, causando duas conseqüências gravíssimas:

- A primeira que é imediata, resultam nas enchentes;

- A segunda de médio prazo - em vez de infiltrar no solo, a água escoa sobre a superfície formando enormes enxurradas que não permitem o bom abastecimento do lençol freático, promovendo a diminuição da água armazenada. Com isso, reduzem-se as nascentes. As conseqüências do rebaixamento do lençol freático não se limitam as nascentes, mas se estendem aos córregos, rios e riachos abastecidos por ela. As enxurradas, por sua vez carregam partículas do solo iniciando o processo de erosão. Se não controladas, evoluem facilmente para as temidas voçorocas.

O trabalho da secretaria deve durar e hoje foi plantada mais de 100 mudas e a manhã mais cem serão plantadas com a ajuda dos alunos da escola Maria do Carmo.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br