Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de setembro de 2010

CLEANUP DAY - QUISSAMÃ - RJ - DIA 18 SET - PRAIA DE JOÃO FRANCISCO


LIMPEZA COMUNITÁRIA

Quissamã (RJ) em ação no Dia Mundial de Limpeza de Rios

Ação conjunta de secretarias leva voluntários à Praia de João Francisco

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai realizar no próximo sábado, dia 18, a limpeza comunitária da Praia de João Francisco, entre 8h e 10h30. A iniciativa é uma ação conjunta entre todas as secretarias da Prefeitura de Quissamã.


O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o problema acentuado de lixo no mar, existente em todo o mundo. Além de causar danos graves e a morte de milhares de espécies marinhas, o acúmulo de detritos também nas areias é um risco para a saúde da população. “É necessário que as pessoas se conscientizem de que a defesa da fauna, da flora e do litoral é uma prática que beneficia a nós mesmos e que somos todos parte de uma mesma cadeia”, pontuou a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Eunice Azeredo da Silva.


O público alvo do mutirão são moradores, estudantes e universitários, agentes multiplicadores, associações de moradores e organizações não-governamentais. Ainda segundo Maria Eunice, as escolas e grupos que quiserem se organizar para participar e necessitarem de transporte devem procurar a Divisão de Educação Ambiental no barracão da Prefeitura. A concentração vai ocorrer no Núcleo de Visitação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no próprio balneário. Os voluntários ajudam na coleta do lixo, que é também separado, pesado, classificado e catalogado em fichas padronizadas que serão distribuídas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.


Esta pesquisa permitirá identificar a origem dos detritos e dimensionar o volume do que é jogado no local aleatoriamente pela ação humana. Este é dado importante para soluções relativas ao descarte inadequado de material não-biodegradável na natureza. O Dia Nacional de Limpeza de Rios e Praias foi organizado pela primeira vez em 1986 pelo Centro para o Conservação da Vida Marinha e consiste em um programa internacional de educação ambiental realizado em mais de 100 países todos os anos, no terceiro final de semana do mês de setembro (início da primavera), que hoje mobiliza mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.


No Brasil, o programa acontece desde 1993 com o apoio de empresas e organizações ambientais. Já em 2008, mais de 60 cidades situadas nos 26 estados brasileiros já estavam envolvidas no Dia da Limpeza, com cerca de 17 mil voluntários. Na ocasião, foram coletados aproximadamente 552 mil itens em rios, lagos e praias com um total de 39 toneladas de detritos. Agora, com o apoio de toda a população, o movimento espera crescer cada vez mais.

..........................................
Ascom

Siga: twitter/siteururau


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br