Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de setembro de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO "ÁGUA E ESGOTO NA GRANDE SP" - ISA - DIA 15 SET - SP


ISA lança publicação sobre água e saneamento na Grande São Paulo

[13/09/2010]

O lançamento será na próxima quarta-feira, 15 de setembro, na Sala Crisantempo, em São Paulo, com coquetel às 19h30 e debate às 21h.

A publicação Água e Esgoto na Grande São Paulo - Situação atual, nova lei de saneamento e programas governamentais propostos, de autoria de Marussia Whately e Lilia Toledo Diniz, faz parte do projeto De Olho nos Mananciais II, desenvolvido pelo ISA até junho de 2009, com apoio do Fehidro (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos) e da NCA (Ajuda da Igreja da Noruega). Os dados contidos no estudo referem-se à situação dos serviços de água e esgotamento sanitário na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), e visa, principalmente, atualizar técnicos e demais envolvidos com o setor em relação às novidades e mudanças recentes nas legislações federais e estaduais e dos diferentes projetos e programas que incidem sobre a região. É importante ressaltar que a lei federal de saneamento, ao definir a obrigatoriedade de contratos de concessão e de planos de saneamento, cria uma nova estrutura para a política de saneamento na Grande São Paulo. Durante anos, a definição de prioridades e investimentos bem como o ônus do seu não cumprimento esteve a cargo da Sabesp. Agora, os municípios passam a ser protagonistas por meio de planos de municipais de saneamento com reflexos positivos para a política metropolitana.

O estudo está dividido em quatro partes. Na primeira apresenta um quadro dos serviços de abastecimento de água na RMSP, incluindo os mananciais utilizados, a produção, a perda e o consumo de água. A segunda parte mostra a situação do esgotamento sanitário, incluindo coleta e tratamento na RMSP. A terceira parte procura atualizar informações sobre novos dispositivos legais aprovados recentemente. Na quarta parte estão os principais programas e projetos relacionados com saneamento na Grande São Paulo.

Esta publicação vem se juntar a outras cinco lançadas em 2009 e pretende contribuir para o fortalecimento de uma agenda de responsabilidade socioambiental compartilhada para a conservação da água e garantia de segurança hídrica para a população da Grande São Paulo.

O livro será distribuído gratuitamente aos presentes ao lançamento.

Serviço

Quando: 15 de setembro

19h30 - Coquetel

21h - Debate com Marussia Whately e Renato Tagnin

Onde: Sala Crisantempo

Rua Fidalga, 521

Vila Madalena – São Paulo


ISA, Instituto Socioambiental.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br