Sabesp identifica mais de 12 mil fraudes na rede de abastecimento da Grande São Paulo
A Sabesp identificou mais de 12 mil fraudes na rede de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo entre janeiro e julho deste ano – 70% do total encontrado em todo o ano passado. O volume de água desviado pelos “gatos” foi de quase 2,5 bilhões de litros, o suficiente para abastecer por um mês uma cidade de 543 mil habitantes.
Das 12.388 fraudes detectadas, 83% (9.982 casos) localizavam-se em imóveis residenciais e 7% (875), em comerciais. O restante das irregularidades (1.151) foi constatado em indústrias e empresas. Das fraudes, o tipo mais comum foi o de violação de hidrômetro, com 6.892 casos. As ligações clandestinas chegaram a 4.142.
Esse tipo de irregularidade causa grandes prejuízos à população. Uma única fraude é suficiente para comprometer o abastecimento de um setor inteiro. As ligações clandestinas, por exemplo, provocam vazamentos, perda de pressão na rede e, consequentemente, falta de água para a população. Os “gatos” também podem ser a origem de infiltrações, que comprometem a estrutura dos imóveis, causando, inclusive, desabamentos.
O trabalho dos Caça-Fraudes é estratégico para a Sabesp, pois garante o abastecimento e a qualidade da água distribuída à população. O consumidor flagrado terá de pagar o correspondente à sua média histórica de consumo pelo período de irregularidade apurado. A dívida poderá ser parcelada de acordo com avaliação feita pela Sabesp. Em casos de reincidência, a empresa poderá abrir um Boletim de Ocorrência (BO) contra o fraudador.
Com a descoberta das irregularidades e a negociação com os fraudadores, a companhia conseguiu recuperar um montante de R$ 13,4 milhões que haviam deixado de ser faturados.
Ligação clandestina Quando é feita ligação direta do ramal da rede de abastecimento sem que a água passe pelo hidrômetro. Fraudes: 4.142 (33,44%)
Hidrômetro invertido, Quando o hidrômetro está instalado em posição invertida, diminuindo a marcação do consumo. Fraudes: 1.020 (8,23%)
By Pass Ligação feita antes do hidrômetro que evita que o aparelho meça o volume consumido. Fraudes: 334 (2,70%)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br