Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de julho de 2009

PROJETO REVIVER DO ALTO RIO LAMBARI - REVITALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PEDRA DO INDAIÁ (MG)

Cachoeira do Alemao - (Pedra do Indaia MG)


Participantes do Projeto Reviver do Alto Rio Lambari apresentam balanço da iniciativa

Raylton Alves

Na tarde desta quinta-feira, 9 de julho, na Câmara de Vereadores de Pedra do Indaiá (MG), ocorreu o balanço das atividades desenvolvidas pelo Projeto Reviver do Alto Rio Lambari entre dezembro de 2006 e junho de 2009. A iniciativa foi resultante de um convênio entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Associação de Usuários da Bacia Hidrográfica do Rio Pará e contou com a parceira da Prefeitura Municipal de Pedra do Indaiá, além do financiamento com recursos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU).

O Projeto Reviver do Alto Rio Lambari visou a promover a revitalização e educação ambiental, por meio de conservação de solo, medições de quantidade e qualidade das águas, cercamento de nascentes, plantio em áreas de mata ciliar e de recarga de lençol freático, além de captações de águas pluviais mediante a construção de microbarragens – barraginhas – nas margens das estradas municipais de Pedra do Indaiá.

Segundo o gestor do convênio pela ANA, Herbert Cardoso, os produtores rurais do município apresentaram uma resistência inicial a ações da iniciativa, como a construção de barraginhas – ou “cacimbas”, como dizem os habitantes de Pedra do Indaiá. De acordo com Cardoso, o sucesso do projeto causa um “problema” para o prefeito da cidade, já que os produtores rurais do município agora cobram a construção de ainda mais barraginhas pela Prefeitura.

Para Cláudio Coelho, prefeito da cidade, as barraginhas têm trazido benefícios perceptíveis para Pedra do Indaiá. “Sabe da importância das cacimbas quem agora tem água cristalina em suas propriedades”, afirma. Durante a apresentação do balanço das ações do Projeto, a presidente da Associação de Usuários da Bacia do Rio Pará, Regina Santos, a ação executiva da iniciativa gerou uma demanda ambiental na região.

Para a representante da SRHU, Larissa Rosa, o Projeto traz benefícios que vão além das ações desenvolvidas pela iniciativa. “É gratificante ver a construção de ‘cacimbas’, plantio de mudas e readequação de estradas, mas o que chama atenção é, sobretudo, a mobilização social e a conscientização ambiental dos produtores rurais, que são os grandes responsáveis pela continuidade do projeto e pela proteção dos recursos naturais”, conclui.

Como funciona uma barraginha

A barraginha é escavada na terra e tem o objetivo de reduzir a velocidade da água de chuva que escorre superficialmente e de permitir a infiltração desta água, o que permite respectivamente a redução da erosão e a recarga dos lençóis freáticos. Como outros resultados, a barraginha permite a redução do transporte de sedimentos até cursos d’água, impedindo o assoreamento.

A bacia hidrográfica

O Alto Lambari está localizado na bacia hidrográfica do rio Pará, que compõe o Alto São Francisco. Com uma área de 370,87km² dentro do município de Pedra do Indaiá, a região do Alto Lambari tem como característica solos rasos, fator que os torna muito frágeis, o que enseja cuidado.

Data: 9 de julho de 2009

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br
Conheça Pedra do Indaia - clique
Ou na Wikipédia - clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br