Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de julho de 2009

SP COMBATE A POLUIÇÃO DOS RIOS COM CAMPANHA DE RECICLAGEM DE ÓLEO



Campanha de reciclagem de óleo ajuda combater a poluição dos rios

SPTV 1ª Edição > 14/07/2009 > Reportagem
A partir de agora, padarias vão receber óleo de cozinha usado. Galões ficarão a disposição dos clientes.

A poluição dos rios e córregos é assunto do SPTV. Nossa reportagem tem mostrado como é feito o tratamento de esgoto, o que as autoridades ainda precisam fazer e como você pode colaborar. Um gesto pequeno, que ajuda muito, é não jogar lixo na rua.

Mas tem muito mais para fazer. Na cozinha, despejar a gordura no ralo da pia dá um trabalho que não dá para imaginar. Se separar e guardar o óleo usado, é possível reciclar. Contudo, se jogar fora tudo junto, tratar a água depois é muito mais complicado.

A reciclagem de óleo já existe, mas a partir de hoje vai aumentar. As padarias de São Paulo lançaram uma nova campanha. Na hora de buscar o pãozinho de todo dia, também será possível ajudar a limpar os nossos rios.

O que fazer com o óleo de cozinha, depois de fritar batatas?

A comerciante Sônia Cunha costuma guardar em um recipiente enquanto o óleo ainda está limpo. Já sujo, coloca em um saco plástico e joga no lixo.

O ralo foi o destino da gordura usada pela dona de casa Leonilce Olivieri, para cozinhar durante 10 anos. “Jogava na pia, lavava. Jogava no ralo e ia para o encanamento”.

No meio ambiente, o impacto é devastador. Um litro de óleo jogado no esgoto contamina cerca de 20 mil litros de água potável. Hoje apenas 5% do óleo sujo é reaproveitado no país.

Em São Paulo uma campanha de reciclagem quer mudar estes números. A partir de agora, padarias vão receber óleo de cozinha usado. Galões ficarão a disposição dos clientes. Ficou fácil colaborar. Na hora de comprar o pãozinho, o consumidor aproveita e entrega o óleo que foi armazenado em casa.

Qualquer recipiente pode ser usado. Além de garrafas pet, potes de plástico de um litro são vendidos a R$1,50 nas próprias padarias.

“Eu sempre costumo dizer que a padaria é a sala de estar do paulistano, do brasileiro. Então é fácil. Sempre que for à padaria, traga seu óleo usado, reciclado em um pote”, diz Antero Pereira, presidente do Sindicato das Panificadoras

Quando a padaria junta 30 litros, encaminha o galão a organizações não governamentais. Em uma ONG na Mooca, o óleo é a matéria-prima para fabricação de biodiesel.

Por mês são coletadas 250 toneladas de óleo usado. O produto é despejado em caixas de filtragem. A sujeira fica retida na tela. O óleo segue para tanques como este e descansa durante um dia. Depois é filtrado novamente e já pode ser vendido para indústrias que fabricam o combustível.

De acordo com Roberto Costacoi, presidente da ONG Trevo, a ideia das organizações é não despejar o óleo em mares e rios, como acontece em países mais desenvolvidos.

Além de contribuir para salvar os rios e gerar energia barata, a ONG consegue um bom dinheiro com a reciclagem vendendo o óleo. O custo é só do transporte e do processo.

Hoje, no lançamento da campanha, 50 padarias estão participando do projeto de reciclagem do óleo. Os organizadores esperam, em breve, contar com o apoio de pelo menos 2.000 padarias, metade das filiadas ao sindicato patronal, na grande São Paulo.

VEJA O VÍDEO DO SP TV 1ª EDIÇÃO:






INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Luciano e tenho um site, na cidade de Pompéia-SP. www.osnegocios.com.br
    Gostaria de publicar algo em prol a reciclagem do oleo de cozinha.
    Se possivel, me envie algo(texto ou imagens), mostrando as consequencias que os rios sofrem com esse produto.
    Agradeço se tiver retorno.
    Att
    Luciano de Almeida Souza
    e-mail: luciano.al.souza@hotmail.com
    Parabens pela campanha.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br