Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de julho de 2009

HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE NÃO VIRÁ "GOELA ABAIXO", PROMETE O PRESIDENTE

http://www.socioambiental.org/website/index.cfm Representantes dos movimentos sociais pedem ao Presidente uma reavaliação do projeto

Belo Monte não virá ''goela abaixo'', diz Lula

IHU - Unisinos -23/07/2009

Já se precavendo contra as contestações que cairão sobre o projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou, ontem, em reunião com representantes de movimentos sociais do Rio Xingu, que a obra "jamais será empurrada goela abaixo". O relato foi feito por d. Erwin Krautler, bispo do Xingu e presidente do Conselho Indigenista Missionário, que participou da reunião.

A reportagem é de Leonardo Goy e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 23-07-2009.

Representantes dos moradores, contrários à construção, se reuniram por cerca de três horas com representantes do Ministério de Minas e Energia e da Eletrobrás, e por uma hora com o presidente Lula. Eles alegam que o projeto de Belo Monte afetará diversos povos indígenas que habitam a região, colonos e ribeirinhos, e causará uma explosão migratória de 200 mil pessoas à região. Para o bispo, os estudos ambientais feitos até o momento ainda não chegaram à conclusão sobre o impacto social e ambiental da obra.

O governo já admite que o cronograma do projeto deve sofrer atrasos. A estimativa mais atual é de que o leilão de concessão da hidrelétrica ocorrerá no fim de outubro, adiamento de um mês ante a previsão inicial.

Para oferecer aos investidores o direito de construir e operar a futura hidrelétrica de cerca de 11 mil megawatts (MW), o governo precisa que o Ibama entregue a licença ambiental prévia da hidrelétrica. O processo, porém, está parado há mais de um mês, por causa de uma liminar da Justiça Federal, no Pará.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também está receoso com o cronograma. Ontem, declarou que "é mais fácil subir num pau de sebo do que conseguir licença ambiental para usinas hidrelétricas". "Não tenho dúvidas de que Belo Monte passará por dificuldades. A obra da usina de Estreito (MA), que está sendo tocada hoje, já foi paralisada sete vezes", comentou.

Segundo o bispo do Xingu, Lula prometeu que fará novas reuniões e pediu para que a área energética do governo faça uma síntese do projeto, com resposta às questões levantadas pelos movimentos sociais. Fonte: O ESTADO SP 23/07/2009/ ISA-SOCIOAMBIENTAL

VEJA MAIS:

- Lula debate com índios e bispo do Xingu impactos da hidrelétrica de Belo Monte

- Lula garante que Belo Monte só sai após ampla discussão e se for viável

- Indígenas pedem a Lula realização de consulta prévia para usina de Belo Monte

- O homem muda rio com efeitos irreparáveis

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br