“A água é o petróleo do século”. A frase foi pronunciada durante o Fórum Econômico Mundial, em janeiro do ano passado, por Andrew Liveris, presidente da mega indústria química americana Dow.
E ele pode estar certo, já que:
- mais de um bilhão de pessoas não tem acesso a água potável;
- só em 2007, foram investidos U$325 bilhões em serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto no mundo e
- no mesmo ano, a venda de água engarrafada atingiu os U$91 bilhões.
O negócio da vez foi o que motivou uma empresa de bebidas a querer explorar um reservatório subterrâneo da pequena cidade australiana de Bundanoon, carinhosamente chamada de Bundy.
A intenção era levar a água para Sydney, engarrafá-la e trazer o produto de volta para o interior, revendendo por um preço mais alto.
A população, de 2.500 habitantes, se irritou com a decisão da empresa – tanto por motivos financeiros quanto pelo impacto ambiental gerado pela operação – e decidiu fazer uma campanha contra o consumo de água em garrafa, com o nome de "Bundy on Tap", que significa "Bundy na torneira".
Agora é lei: Bundanoon é a primeira cidade do mundo em que é proibida a venda de água engarrafada.
Turistas não serão punidos por descumprir a determinação, mas haverá um forte incentivo para que optem pela garrafa reutilizável, que terá o logo da campanha. Bebedores na rua principal da cidade devem matar a sede da galera.
Blog do Planeta Sustentável
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br