Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de julho de 2009

SUDESTE LIDERA LISTA DE PEIXES AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO


Poluição e pesca irregular colocam 238 espécies em risco de extinção; São Paulo e Rio são maiores vilões

Felipe Werneck - 11/07/2009
Jornal Estadão

Mais da metade das 238 espécies e subespécies de peixes e invertebrados aquáticos oficialmente ameaçadas de extinção no País concentra-se em São Paulo (86) e no Rio (76). Um mapa inédito com a distribuição geográfica da fauna ameaçada foi divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como a base de informações é a última lista oficial do Ministério do Meio Ambiente, divulgada em maio de 2004, há uma defasagem de cinco anos na publicação do mapa.

Das 238 espécies e subespécies, 159 são peixes de água doce e salgada e 79, invertebrados aquáticos. Elas foram divididas por categorias de ameaça. Entre os peixes, 35 estão "criticamente em perigo de extinção", 38 "em perigo de extinção" e 86 "vulneráveis à extinção".

São exemplos do primeiro grupo o cação-bico-doce, presente em cinco Estados (PR, RJ, RS, SC e SP), o peixe-serra (AM, AP, MA, PA, RJ e SP), o piabanha (MG, RJ e SP), o lambari (PR), o surubim-do-doce (ES e MG) e o bagre-mole (SC e SP). Entre os invertebrados aquáticos, o marisco-do-junco (RS), o ouriço-do-mar-irregular (RJ), o pepino-do-mar (SP) e outras três espécies estão "criticamente em perigo de extinção". Há 26 em perigo e 47 vulneráveis à extinção.

CAUSAS

A maioria das espécies ameaçadas concentra-se no bioma mata atlântica. A bióloga Licia Leone Couto, pesquisadora do IBGE responsável pelo trabalho, citou a ocupação de faixas costeiras e a poluição das águas como prováveis causas, além da sobrepesca para consumo, da pesca esportiva e da pesca e exploração ornamental. Depois de São Paulo e do Rio de Janeiro, os Estados onde há mais peixes e invertebrados aquáticos ameaçados são Rio Grande do Sul (55), Bahia (51) e Paraná (43). "Com o mapa, fica mais fácil visualizar o problema e alertar a população para a necessidade de preservação."

DEFASAGEM

O coordenador de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE, Celso José Monteiro Filho, comentou a defasagem entre a publicação da lista oficial e a divulgação do mapa.

"As pessoas às vezes nos cobram muito, dizendo: ?Por que vocês estão lançando agora um mapa com uma lista que tem cinco anos?? Em primeiro lugar, muitas pessoas não tomam conhecimento quando a lista é publicada no Diário Oficial."

Segundo Monteiro, o levantamento é "demorado e difícil". "Fazemos um trabalho de atualização do nome científico, conferimos se os nomes estão corretos, consultamos especialistas."

O mapa divulgado ontem é o quarto e último da série Fauna Ameaçada de Extinção do IBGE. As aves haviam sido mapeadas em 2005, outro mapa reuniu mamíferos, répteis e anfíbios em 2006 e, no ano seguinte, foi a vez dos insetos e outros invertebrados terrestres.

Há oficialmente 632 espécies ameaçadas de extinção no Brasil: além dos peixes e invertebrados aquáticos, 159 aves, 69 mamíferos, 20 répteis, 16 anfíbios, 96 insetos e 34 outros invertebrados. Os mapas estão disponíveis no site do IBGE (www.ibge.gov.br) e podem ser comprados por R$ 15 nas livrarias do instituto.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

  1. sou hannah

    estou precisando saber 2 coisas primeiro (por onde esse peixe respira) segundo (qual é o nome desse peixe).
    brigada.....

    ResponderExcluir
  2. Equipe SOS Rios Br21 setembro, 2009 16:01

    Olá Hannah,

    Desculpe-nos, mas não entendemos sua pergunta. Pode ser mais clara e dar mais detalhes?

    ResponderExcluir
  3. ola sou a vitoria quero te fazer 3 perguntas sobre esse peixe primeira( qual e o nome dele)segundo(onde ele foi achado)e terceiro(ele respira como um peixe normal? obrigada!

    ResponderExcluir
  4. ola sou a vitoria quero te faser 3 perguntas sobre esse peixe primeiro(qual e o nome desse peixe)segundo(onde ele foi achado)e terceiro(ele respira como um peixe normal) obrigada!

    ResponderExcluir
  5. ola sou eu a sandra fala comigo thau!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br