Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de julho de 2009

OBRA DA HIDRELÉTRICA DE JIRAU (RO) É BLOQUEADA POR MORADORES DA FLORESTA DO BOM FUTURO

Floresta Nacional do Bom Futuro - Rondônia


Manifestantes bloqueiam acesso à obra da usina de Jirau, em RO


Globo Amazônia - 14/07/2009

Moradores da Floresta Nacional do Bom Futuro, em Rondônia, bloquearam a estrada de acesso às obras da usina hidrelétrica de Jirau, no município de Porto Velho, nesta segunda-feira (13). Eles protestam contra as multas aplicadas pelo Ibama dentro da reserva federal, mesmo após assinatura de protocolo de intenções entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, com o governador do estado Ivo Cassol, que permiria regularizar sua situação na área.

Segundo a Polícia Militar, há cerca de 350 pessoas na entrada da futura usina, que fica a cerca de 130 quilômetros da capital do estado. Não houve confronto, mas o acesso à obra está bloqueado. Segundo a PM, os manifestantes pedem a presença de autoridades federais para negociar suas reivindicações.

No final de semana, segundo informações da Polícia Federal, rumores davam conta de que o grupo pretendia ocupar a superintendência do Ibama e a sede do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) em Porto Velho. Policiais ficaram de prontidão para proteger os locais e a Justiça Federal determinou pagamento de multa de R$ 1.000 por dia de eventual ocupação. A divulgação das medidas teria levado os manifestantes a se dirigirem a Jirau.

A floresta nacional é uma das mais devastadas da Amazônia e dentro dela vivem cerca de 3 mil pessoas. Por ordem da Justiça Federal, o gado criado ilegalmente dentro da unidade de conservação começou a ser fiscalizado numa megaoperação ambiental iniciada em maio. As entradas da floresta passaram a ser controladas.

Em junho, Minc aceitou a proposta do governador de Rondônia, Ivo Cassol, de trocar parte da Floresta Nacional do Bom Futuro por áreas de preservação estaduais. Dos atuais 2.700 km² da reserva federal, 1.400 serão repassados a Rondônia, sendo que metade servirá para assentar as famílias que moram no local e outra parte se transformará em floresta estadual.

Os 1.300 que ficariam com o MMA se transformarão em reserva de proteção integral. Os manifestantes pedem que o acordo seja cumprido com mais agilidade. As reservas que serão repassadas ao governo federal serão a Rio Vermelho A e Rio Vermelho B, que somam 1.800 km². Parte delas será inundada pelo reservatório da nova hidrelétrica.

Apesar do acordo, o Ibama continuou autuando irregularidades ambientais dentro da Floresta do Bom Futuro, com total de mais de R$ 34 milhões em multas. O instituto, que é subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, argumenta que não pode descumprir ordem judicial e que o acordo de Minc com Cassol depende de aprovação no Congresso.

A continuidade da fiscalização por parte das autoridades ambientais revoltou os moradores, que davam a questão como resolvida após o entendimento de Cassol de Minc. Na pauta de de reivindicações apresentada nesta segunda-feira (13), eles pedem mais “compreensão por parte dos agentes”.

Há menos de duas semanas, o Ibama teve uma viatura queimada dentro da Floresta do Bom Futuro. Uma carta com ameaças havia sido deixada na superintendência do instituto alguns dias antes. (Fonte: Dennis Barbosa/ Globo Amazônia/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br